"Urânio Picuí" no Festival do Rio 2011


Foto: Diário Pernambuco
O documentário Urânio Picuí Produzido pelos pernambucanos Antônio Carrilho e Tiago Melo, foi selecionado para a  Mostra Premiére Brasil do Festival do Rio 2011  foi apresentado no dia 10 de outubro do mês passado.
    O documentário retrata a descoberta de urânio no interior da Paraíba durante a Segunda Guerra Mundial, Americanos teriam  instalados na cidade de Picuí, de onde teriam extraídos o urânio para utilizar na fabricação de armas nucleares.  Alguns comentam que eles usaram o urânio na montagem das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

      Segundo comunicação verbal  de alguns garimpeiros antigos o governo americano investiu na extração enviou  geólogos e engenheiros , com o objetivo de pesquisar e explorar nossos minérios. Diante da necessidade na obtenção de matéria prima em abundância, contaram com a larga experiência de nossos garimpeiros. No documentário, mineradores e outros que conviveram com os Americanos  relatam sobre as doenças que surgiram na época principalmente casos de câncer.  além dos acidentes no trabalho. Como conta  o minerador quase cego que  o pai  morreu soterrado ,dentre outras histórias que ficaram marcadas e são contadas até hoje pelos mais antigos.

      O filme teve a participação de elencos Picuienses  dentre eles Dona Rita, Zé de Berto, Gersino, Bododa, Antônio de Nego Biu, Inácio Zacarias, Nozinho dos Santos e Ebenézer Moreno e de Joaquim Vidal de Negreiros Popular Vidal Pedras “Participar deste documentário foi muito importante, pois  resgatamos a história da mineração em nossa região  e mostramos  que nossa terra é muito rica em Minérios."   Disse Vidal de Negreiro



Comentários