Projeto desenvolvido pelo CETEM e parceiros contribui para a geração de emprego e renda na Paraíba

No início de março, após três anos de atividades na cidade de Várzea, região do Seridó Paraibano, foi concluído o projeto Tecnologia Avançada para a Mineração de Quartzitos, desenvolvido no âmbito do Arranjo Produtivo Local (APL) Pegmatito-Quartzito PB/RN. O projeto chega ao fim com resultados bastante expressivos em relação ao aumento de produtividade e qualidade dos produtos finais, redução de impactos ambientais, melhorias para a segurança e saúde dos trabalhadores e, consequentemente, geração de empregos e renda para a população local.


Iniciado em 2009, o projeto estimulou a criação de uma cooperativa, a COOPVARZEA, sob a orientação do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que contribuiu fortemente com a legalização das áreas de lavra pertencentes à cooperativa. O CETEM e seus parceiros obtiveram melhorias nas frentes de lavra desenvolvendo uma mina piloto e capacitando os mineradores para a utilização de métodos e tecnologias mais adequadas e, ainda, para o uso adequado de explosivos e massa expansiva. O trabalho do CETEM resultou no desenvolvimento, junto com um empresário da região, de uma máquina de corte de disco diamantado para melhorar a produtividade e segurança nas frentes de lavra, que ora está em fase de aprimoramento.


A organização do parque industrial, na cidade de Várzea, para o beneficiamento do quartzito trouxe mais sustentabilidade aos empreendimentos de pequeno porte, típicos da região. Novos equipamentos para o beneficiamento foram desenvolvidos e fabricados, tais como prensa, refilatriz e máquina de corte, dentre outros. Tais equipamentos aperfeiçoaram o processo, permitindo o aproveitamento dos resíduos e a transformação destes em novos produtos, além de aumentar a qualidade e padronização da produção de ladrilhos, mosaicos e listelos. Em parceria com a empresa TECQUÍMICA, foi implantada uma usina-piloto sendo fabricados britadores, misturadores, entre outros equipamentos, dedicados essencialmente à produção de argamassas e tijolos estruturais a partir de resíduos de rocha, embora outras aplicações e novos produtos estejam sendo estudados (vidro, cerâmica, tintas e massa corrida). Os empresários do parque industrial receberam também consultoria técnica para o adequado tratamento dos efluentes do processo e aproveitamento da água e dos finos neles sedimentados. Como resultados, observaram-se o incremento na renda dos micro e pequenos empresários, a redução dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade dos produtos.

O projeto Tecnologia Avançada para a Mineração de Quartzitos foi executado pelo Centro de Tecnologia Mineral do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CETEM/MCTI), sob a coordenação do pesquisador Francisco Wilson Hollanda Vidal, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Associação Técnico-Científica Ernesto Luiz de Oliveira Junior (ATECEL), a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Vários pesquisadores e técnicos da Coordenação de Apoio Tecnológico às Micro e Pequena Empresas (CATE) e da Coordenação de Processamento Mineral (COPM) participaram da execução do projeto, com destaque aos pesquisadores Julio Cesar Guedes Correia, Nuria Fernandez Castro, Michelle Pereira Babisk e Antônio Rodrigues de Campos. O evento de encerramento do projeto, acontecido nos dias 29 de fevereiro e 1 de março em Várzea, contou com a presença do Diretor Interino, Ronaldo Santos.

As atividades executadas no projeto estão inseridas nas linhas de ação 1 e 2 do eixo estratégico V (Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social) do Plano Diretor do CETEM 2011-2015, que tratam, respectivamente: da gestão tecnológica de arranjos produtivos locais de base mineral, por meio da participação institucional nestes APLs, visando à transferência de tecnologia para as micro, pequenas e médias empresas; e da transferência de tecnologia mineral e ambiental para as micro, pequenas e médias empresas com vistas ao desenvolvimento sustentável, por meio da realização de estudos sobre o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais, visando à redução de descartes no meio ambiente. Com a conclusão deste trabalho, o CETEM cumpre mais uma vez seu real papel de servir à sociedade brasileira.

Fonte: Francisco Hollanda e Thatyana Freitas --- http://www.redeaplmineral.org.br/

Comentários

  1. É ótimo o desenvolvimento de projetos desse tipo assim gera mais emprego para a população e o melhor o cuidado com os impactos ambientais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário