Picuí - PB: Antonio de Pádua Sobrinho faz um breve histórico do extrativismo mineral na Região


A atividade mineral nos garimpos da Província Pegmatítica do Seridó  ainda segue basicamente os preceitos dos antepassados, apesar de constituir alternativa de trabalho regional, desempenhando importante papel na fixação da população na área durante a seca, consistindo em grande forma de representatividade econômica na renda regional. 

Segundo comunicação verbal de antigos garimpeiros da região , durante a segunda guerra mundial houve um incremento na produção mineral , graças a decisão do governo americano em enviar geólogos e engenheiros com o objetivo de pesquisar e explorar  minérios na região, dentre eles, Tântalo, Nióbio e Tungstênio, para o fabrico de equipamentos bélicos. Diante da necessidade na obtenção de matéria prima em abundância, contaram com a larga experiência dos garimpeiros destes municípios, recrutando-os e treinando-os no exercício da atividade de pesquisa e exploração. 

O tempo passou, novos garimpos foram descobertos, porém, não ocorreu avanço tecnológico. O extrativismo mineral continua sendo a principal forma de extração das riquezas do nosso solo e subsolo, empregando-se métodos e instrumentos rústicos, com trabalho executado de forma manual, sem planejamento logístico nas operações de extração do minério, o que dificulta a exploração e um melhor aproveitamento do corpo mineralizado. O trabalho é informal, extenso e cansativo, aliado às péssimas condições, os garimpeiros não têm conhecimento sobre legislação mineral, causam grandes impactos ambientais na área de extração, não usam equipamentos de proteção individual – EPI’s, tais como luvas, capacetes, botas e óculos, o que proporcionariam boa prevenção contra possíveis riscos à saúde ou segurança durante a atividade. É comum relatos sobre contração de silicose, ocorrência de acidentes, perda da visão, mutilação dos membros superiores e inferiores, culminando muitas vezes com a morte dos trabalhadores, durante o exercício laboral.







Comentários