Missão técnica da Paraíba visitou CT- Pedras em Soledade –RS

Foto -CT-Pedras

Um grupo composto por integrantes de seis cooperativas, além de um analista técnico do SEBRAE da Paraíba, uma geóloga da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM/PB) e um técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba SETD , estiveram  visitando as instalações do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul (CT-Pedras), localizado em Soledade. A missão técnica  foi acompanhada pela Governança do Arranjo Produtivo Local (APL) de Pedras, Gemas e joias de Soledade.

Foto -Garimpo Ametista
 
 Mantido em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF), Prefeitura de Soledade, Sindipedras, UFRGS e Governo Federal, o CT-Pedras tem como coordenador o professor da UPF Juliano Tonezer, que recepcionou os profissionais estrangeiros. A missão técnica iniciou em Ametista do Sul, onde o grupo  também visitou um garimpo de ametista(foto) na Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai (Coogamai) e empresas de lapidação de gemas no município. Na visita ao CT-Pedras, a equipe acompanhou o funcionamento dos equipamentos, visando aplicar as inovações também na região do APL de Minerais do Seridó Paraibano.


  Marcos Farias, analista técnico do Sebrae/PB, comentou que o APL também é apoiado pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal de Campina Grande, e que a organização do setor visa agregar valor aos minerais existentes na região, além de melhorar a qualidade de vida dos garimpeiros. O analista ressaltou que existem cerca de sete mil pequenos mineradores que produzem minerais industriais e minerais pegmatíticos.


Já o diretor da Cooperativa de Picuí (Coopicuí), TONY HENRIQUES, relatou que entre as pedras preciosas que ocorrem no estado da Paraíba destacam-se a turmalina Paraíba, água-marinha, variedades de quartzo (rosa, amarelo, fumê). Ele observou que as pedras preciosas são vendidas brutas, e que o setor está buscando melhorar o aproveitamento desses minerais, atendendo ao mercado interno em ascensão.

  Além da COOPICUI, estiveram presentes representantes da Coopvarzea, de Várzea, Cooperjunco, de Junco do Seridó, Coomipel, de Pedra Lavrada, Coogarimpo, de Nova Palmeira, e Coopermineral, de Frei Martinho. A atividade contou com apoio do Ministério da Integração Nacional.

A missão terminou  com a visita a Tecnogold – Feira de Tecnologia, Gemas e Design para o Setor Joalheiro, no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. Que  aconteceu de 26 a 28 de abril, e apresentou  as novas tendências para o setor.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Soledade/RS - Divulgação/UPF

Comentários