Picuí – PB : Antonio de Pádua Sobrinho e Tony Henriques , participaram do III Fórum de Saúde e Segurança em –Campina Grande -PB


O técnico em Mineração  Antonio de Pádua Sobrinho e Tony Henriques,  Diretor  presidente da Cooperativa dos mineradores de Picuí, -COOPICUÍ , juntamente com   representantes do Instituto Federal de Educação (IFPB), da Faculdade Anglo Americano, Previdência Social, Departamento 
Nacional de Produção Mineral (DNPM), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Estadual e Municipal de João Pessoa) e de vários municípios e participaram ,  do “III Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da 2ª Macrorregião da Paraíba: Ramo da Mineração”.

O evento teve  como objetivo trabalhar uma proposta de intervenção, construída coletivamente, a partir do  Fórum. O evento foi  realizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/CG), órgão da Prefeitura de Campina Grande vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Outros temas foram  apresentados   durante o evento , tais como: Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho – Ações Interministeriais: Como Integrar? Cenário Atual do Arcabouço Legal no Trabalho da Mineração; Meio Ambiente e sua Importância para o Desenvolvimento Sustentável e a Saúde e Segurança do Trabalhador: A Situação da 2ª Macrorregião de Saúde do Estado da Paraíba.

 Ainda  foi discutido o Plano Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho, a integração de ações interministeriais no setor de mineração, saúde e segurança do trabalhador, além da proteção ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Um documento com as propostas formuladas foi divulgado ao final do encontro, com representantes de instituições de pesquisa como a UFCG e órgãos relacionados à regulação e fiscalização do setor de mineração.
A missão do plano nacional de mineração é promover o aperfeiçoamento da cultura e gestão de segurança e saúde ocupacional nas industrias de mineração , istalados no Brasil , visando contribuir com o desenvolvimento sustentável , em busca de melhoria continua do desempenho , através da participação efetiva dos setores que tem interface com a saúde e segurança no Trabalho.   As propostas para a regularização do setor e o combate aos garimpos clandestinos  na Paraíba foram apresentadas  durante o  Fórum.

O Fórum foi encerrado às 18 horas,  com a elaboração de um documento contendo as propostas formuladas na oportunidade pelos representantes das instituições envolvidas com o trabalho e/ou estudo do setor da mineração.

" O evento foi muito importante pois discutirmos e e revindicamos junto aos orgãos presentes melhorias para o setor mineral de nossa região , diante a problematica apresentada . " Disse Antonio de Pádua 


Comentários