PICUÍ- PB: CONHEÇA UM POUCO DA Dr.ª FABIANA AGRA E DO PROJETO SERIDÓ

Foto Drª Fabiana


Drª FABIANA AGRA (foto) é formada em Jornalismo e Direito pela UEPB, com pós-graduação em “Comunicação Educacional” e “Direito Administrativo e Gestão Pública”. Presta assessoria jurídica para a Prefeitura de Baraúna e para o CREAS - Cuité, além de atuar como advogada na região do Seridó paraibano e potiguar.



Em 2011, Fabiana Agra lançou o livro “Picuí do Seridó: dos primórdios até 1930”, resgate da história de Picuí como fazendo parte da Ribeira do Seridó, tema que ainda não havia sido devidamente explorado pelos historiadores. Seguindo o curso do rio Seridó, a autora conta a história do Seridó oriental paraibano e de parte do Curimataú, desde a pré-história, passando pelo massacre dos índios Tarairiús e a concessão das primeiras sesmarias na região, até o nascimento da República e seus reflexos no município de Picuí. Atualmente, ela prepara o segundo volume da história de Picuí, dessa vez retratando a típica cidade do interior nordestino, além do “Projeto Seridó”, um resgate fotográfico da nossa região.

Em conversa com Antonio de Pádua Sobrinho , Fabiana Agra disse que a ideia do “Projeto Seridó” surgiu a partir do lançamento do seu primeiro livro, ocasião em que também expôs uma série de fotografias que retratava as cidades do Seridó Oriental paraibano. Durante a exposição e lançamento do livro, ela verificou a curiosidade das pessoas em conhecer a região – até porque a maioria dos Picuienses, até então, pensava que Picuí pertencia à região do Curimataú! A partir dessa constatação, ela passou a visitar os sítios arqueológicos de Picuí, juntamente com a equipe “Trilhas na Caatinga” (que tem como líder o “mateiro” Edson Calado), realizando um registro fotográfico das dezenas de itaquatiaras existentes no município. 

Drª Fabiana em suas visitas

Fabiana Agra ressaltou ainda que o projeto é ambicioso, pois, quando concluir a pesquisa em Picuí, pretende visitar os demais municípios da região do Seridó paraibano, para realizar o mesmo tipo de registro fotográfico. E desabafou sobre descaso que as autoridades demonstram nesse aspecto de resgatar a história da região, pois toda a pesquisa é realizada com recursos próprios dela e da equipe. Ela concluiu dizendo que, a partir de agora, pretende também expandir sua linha de pesquisa para os garimpos da região e espera a contribuição  do jovem Antonio de Pádua Sobrinho  neste sentindo.

“Agradeço a Drª Fabiana Agra pelas informações repassadas, e lhe parabenizo pelo projeto e pela iniciativa de estar resgatando a nossa  história , além de estar mostrando as belezas de nossa terra , e que pode contar comigo estarei sempre a disposição para divulgar e contribuir com projetos que resgatam e valorizam  a história de nossa região.” Disse Antonio de Pádua Sobrinho.

Comentários

  1. Francisnaldo Borges30 de maio de 2012 às 14:19

    Muito importante essas andanças pelo útero da história. Quando quiser pender para o lado de cá, tenho alguns lugares, no município de Nova Palmeira, que podemos visitar, já autorizados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário