Picuí- PB: IFPB Participará do V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral em Ouro Preto -MG


Janiele Cruz e Adriana Lemos
     As Técnicas em Mineração  Jaciane Cléssia da Silva Santana e  Janiele Cruz Santos(foto) que concluíram o curso técnico em Mineração recentemente no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba –IFPB- Campus Picuí,  fizeram  um projeto  de pesquisa sobre a extração de areia nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco  tendo como objetivo  fazer a Quantificação da informalidade na produção de areia nos  referidos estados , foram   orientadas por  Adriana Lemos Porto (foto),  engenheira de minas, mestre em engenharia civil e ambiental , doutoranda em engenharia de processos e professora da Instituição,  elas submeteram  e tiveram o projeto aceito para apresentar  no V Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral- SIMEXMIN que  Será realizado de 20 - 23 de maio do ano em decurso em Ouro Preto- MG,  berço da mineração Brasileira.


   O simpósio é promovido a cada dois anos pela Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira – ADIMB é um fórum de referência em exploração mineral que congrega a comunidade brasileira e internacional do setor para discutir os avanços e desafios da exploração mineral. As discussões envolve  temas técnicos, econômicos, políticos, legais, e de financiamento. O SIMEXMIN representa também uma oportunidade de negócios de prospectos e de serviços para exploração mineral.

   A extraordinária e aconchegante ambiência geológico-mineira e turística de Ouro Preto, somada às atividades e eventos do SIMEXMIN 2012, é um convite imperdível à discussão, ao aperfeiçoamento profissional, à realização de negócios e ao aproveitamento do fascinante turismo colonial mineiro. Convidamos, pois, a comunidade de exploração mineral com atuação no Brasil e no exterior, a reunir-se na hospitaleira  Ouro Preto para organizar-se em prol do desenvolvimento da exploração mineral no Brasil.


“Nosso trabalho apresenta aspectos econômicos da extração de areia para a construção civil no estado de Pernambuco e Rio Grande do Norte entre os anos de 2001 e 2009. Os dados e análises apresentados cobrem o mercado de extração de areia. Foi realizado um levantamento de todos os processos de licenciamento ou pesquisa no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) do referido estado, com o objetivo de quantificar a informalidade da produção dessa substância mineral nos respectivos estados. É muito gratificante para a gente  representar nossa instituição neste grandioso evento ” Disseram as técnicas em Mineração.

 Para mais informações sobre o simpósio  acessem : http://www.adimb.com.br/simexmin2012/

Comentários