Governo do Estado investe para desenvolver setor mineral


Na Paraíba, o setor de mineração é um dos arranjos produtivos que mais adquiriram  recursos este ano, por meio do  programa  Empreender –PB ,  nova linha de crédito criada pelo governo do estado.

 Do total de recursos , mais de R$ 2 milhões foram destinados às seis cooperativas de mineradores.

   O setor de mineral  da Paraíba tem  grande   potencialidade , apoiar esse tipo de atividade é promover a geração  de  emprego e renda, são dezessete  cidades que compõe o APL de Minério. Estima-se que aproximadamente oito mil famílias trabalhem diretamente com mineração no estado, tendo grande concentração de trabalhadores na região do Seridó,  onde pequenos mineradores atuam em  cooperativas existentes.

  Atualmente o setor deslumbra de novos horizontes, com o apoio do  governo estadual e seus parceiros que  vem  prestigiando e proporcionando novas oportunidades , onde cada parceiro desse programa tem papel importante. 

 “Precisamos apenas sair da informalidade, fator preponderante, e reverte o quadro existente não só na área de legalização, mas também, focando capacitação, comercialização, segurança e saúde dos trabalhadores , e fortalecer o cooperativismo que é a base deste projeto, sem cooperativismo não a avanços , apesar dos investimentos financeiros adquiridos , mas aos poucos estamos dando  um passo adiante em relação ao desenvolvimento da mineração paraibana.”  Disse.  Tony Henriques

Comentários