Picuí-PB: Estudantes do IFPB visitam mina de Ouro em Currais Novos-RN


Estudantes do curso técnico em Mineração do IFPB-Campus Picuí, acompanhados pelos professores Francisco de  Assis Souza  Geólogo e pelo Professor  e Engenheiro de Minas Antonio Leite professores da instituição , visitaram a mina de Ouro em currais novos localizada na  Fazenda São Francisco que fica  á aproximadamente 28 km da cidade , , durante a visita os estudantes puderam conhecer o projeto Borborema da empresa Crusader Brasil , que transformará a mina de ouro de Currais Novos  em uma das maiores do Pais .  A perspectiva do projeto  é que a região  do Seridó transforme-se novamente num polo de desenvolvimento e  visa não só o desenvolvimento econômico, mas de todas as suas áreas de influência, como a sustentabilidade ambiental, a preservação da cultura do município e a mão de obra local. Além de Currais Novos, outros municípios da região do  Seridó serão beneficiados com a movimentação econômica gerada pelo empreendimento, principalmente no tocante ao comércio e serviços.

Durante a visita geólogos e técnicos da empresa apresentaram o projeto Borborema aos estudantes que puderam tirar dúvidas e conhecer bem o projeto.  A  localização da jazida e o potencial da região Nordeste  foram os principais  atrativos para o investimento  da empresa no Rio Grande do Norte. Além da facilidade logística e qualidade da jazida.  A empresa prever iniciar  o investimento entre o fim de 2012 e início de 2013, com a produção sendo iniciada apenas em 2014.

 Apesar de está em fase de pesquisa toda a operação da empresa  é realizada  de forma  sustentável dentro dos padrões internacionais. A empresa trabalha sempre visando à minimização de impactos ambientais. Além de gerar emprego e renda para o município grande parte do quadro de funcionários reside na região, além disso, a empresa atua ativamente em iniciativas para melhorar a qualidade da vida da população em geral.


“ Foi muito importante a visita a empresa  – pois podemos visualizar em campo o conhecimento passado em sala de aula  e o quanto o técnico em mineração é importante em um empreedimento mineral ,  e também  foi muito gratificante ver que ex alunas do nosso Instituto estagiaram  na empresa e foram contratadas pela mesma ,  o que nos deixa orgulhosos e motivados com o curso e com a nossa instituição.”Disse Antonio de Pádua  Sobrinho estagiário da Companhia de Desenvolvimento do Recursos Minerais do Estado da Paraíba -CDRM-PB


Comentários

  1. Parabéns pelo Blog Antônio! Achei bastante informativo e interessante. Também sou técnica em mineração,mas procuro estágio atualmente e fiquei bastante curiosa em conhecer essa mina de Currais Novos.
    Kaline

    ResponderExcluir

Postar um comentário