Picuí-PB : Advogada e jornalista Fabiana Agra lança o livro “Picuí do Seridó dos primórdios até 1930”, no Sebo Vermelho em Natal/RN.

Foto: Drª Fabiana e Abimael

      Neste    sábado 14 de julho do ano em decurso , foi lançado em Natal – Rio Grande do Norte ,  pelo editor Potiguar José Abimael da Silva no espaço Sebo Vermelho ponto de encontro dos intelectuais do estado , o livro "Picuí do Seridó dos primórdios até 1930”. A autora Fabiana Agra é formada em Jornalismo e Direito pela UEPB, com pós-graduação em Comunicação Educacional. Presta assessoria jurídica para a Prefeitura de Baraúna, e para o CREAS - Cuité, além de atuar como advogada na região do Seridó paraibano e potiguar.

       O livro  regata a história do município de Picuí  como fazendo parte da Ribeira do Seridó. Seguindo o curso do rio Seridó, a autora conta a história do Seridó oriental paraibano e de parte do Curimataú, desde a pré-história, passando pelo massacre dos índios Tarairiús e a concessão das primeiras sesmarias na região, até o nascimento da República e seus reflexos no município de Picuí.

Atualmente, ela prepara o segundo volume da história de Picuí, dessa vez retratando a típica cidade do interior nordestino, além do “Projeto Seridó”, um resgate fotográfico da nossa região.

 Em entrevista a  Antonio de Pádua Sobrinho , Drª  Fabiana Agra disse que a ideia do “Projeto Seridó” surgiu a partir do lançamento do   livro "Picuí do Seridó" que foi lançado ano passado  em picuí , ela contou que na  ocasião expôs uma série de fotografias que retratava as cidades do Seridó Oriental paraibano. Durante a exposição e lançamento do livro, ela verificou a curiosidade das pessoas em conhecer a região – até porque a maioria dos Picuienses, até então, pensava que Picuí pertencia à região do Curimataú! A partir dessa constatação, ela passou a visitar os sítios arqueológicos de Picuí, juntamente com a equipe “Trilhas na Caatinga” (que tem como líder o “mateiro” Edson Calado), realizando um registro fotográfico das dezenas de itaquatiaras existentes no município. 

 “O projeto é ambicioso, pois, quando eu concluir a pesquisa em Picuí, pretendo visitar os demais municípios da região do Seridó paraibano, para realizar o mesmo tipo de registro fotográfico”.Concluiu

Comentários