Picuí-PB: Documentário "Urânio Picuí"



O documentário Urânio Picuí produzido  pelos pernambucanos Antônio Carrilho e Tiago Melo, retrata a descoberta de urânio no interior da Paraíba,  durante a Segunda Guerra Mundial, Americanos teriam  instalados na cidade de Picuí, de onde teriam extraídos  o urânio para utilizar na fabricação de armas nucleares.  Alguns garimpeiros antigos  comentam que eles usaram o urânio na montagem das bombas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki, o certo é que  na época foi retirada uma quantidade muito grande de Tantalita e Columbita. Com beneficiamento desse minério, se extrai o tântalo, fundamental para a produção de armas de fogo de todos os calibres, de pistolas a foguetes, mineradores e outros que conviveram com os Americanos  , relatam sobre as doenças que surgiram na época principalmente casos de câncer.  além dos acidentes no trabalho. Como conta  o minerador quase cego que  o pai  morreu soterrado ,dentre outras histórias que ficaram marcadas e são contadas até hoje pelos mais antigos.

"Meu pai nasceu em Picuí, então, uma vez por ano, eu vinha para aqui . Durante minha infância, eu escutava histórias sobre os americanos extraindo muito minério nesta região . Só depois é que eu fui atinar que tinha um tema para documentário”, disse o recifense Tiago Melo, que dirige o filme em parceria com Antonio Carrilho.

A equipe de produção foi  guiada por alguns garimpeiros, dentre eles Dona Rita, Zé de Berto, Gersino, Bododa, Antônio de Nego Biu, Inácio Zacarias, Nozinho dos Santos e Ebenézer Moreno e de Joaquim Vidal de Negreiros.



Assistam um pouco do documentário  : 


Para o técnico em mineração estagiário da companhia de Desenvolvimento Mineral dos Recursos Minerais do estado da Paraíba-CDRM, Antonio de Pádua Sobrinho que  tem feito o resgate da história da mineração do município , visitando os garimpos conversando com os garimpeiros mais antigos e realizando palestras  e exposições de rochas e minerais   da região , este documentário é muito importante  pois mostra um pouco da história da mineração que ainda não foi explorada por historiadores .“ É preciso resgatar a história mineral de nossa região a mais de 60 anos que exploramos minérios aqui , e a atividade sempre foi e é fonte de renda para muitas famílias , e todo Picuense tem uma história para contar sobre esta atividade, precisamos alavancar este segmento e esta parte histórica é de extrema importância para este fortalecimento ."Disse 

Comentários