Resgatando a história da mineração de Santa Luzia Paraíba


Estudantes do curso técnico em mineração da escola E. E. Pe. Jerônimo Lauwen, santa Luzia Paraíba, orientados pelos professores Aderivaldo Nóbrega  sociólogo  e   por Antonio de Pádua Sobrinho , técnico em mineração estagiário da Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais do Estado da Paraíba –CDRM ,  que atualmente dar suporte técnico as cooperativas de mineradores de Picuí e Frei Martinho, estudante do curso de agroecologia do IFPB-Campus Picuí , visitaram esta semana a casa de um dos antigos  garimpeiros no município , tendo como objetivo resgatar a história mineral  ,  fazendo um relato de como inciou a atividade , situação atual do extrativismo mineral na localidade.

  A Criação deste curso no município esta  ligado a tradição e a situação geográfica, historicamente todo o processo para a exploração de recursos minerais no seridó e , portanto , na principal  região , tradicionalmente mineira do Nordeste , foi iniciado no território do antigo município de Santa Luzia , hoje desmembrado em cinco novos , os quais os quais guardam as mesmas características e mesmas afinidades econômico-sociais  do primitivo.

 Em conversar com seu José garimpeiro a mais de 40 anos , graças a decisão do governo americano em  enviar  geólogos e engenheiros para  pesquisar e explorar os minérios existentes na localidade dentre eles  a scheelita  fonte de tungstênio que  desempenhou um papel de enorme importância  durante a segunda guerra mundial material muito importante na indústria de armamento.Segundo ele  neste período o minério empregou muita gente tornado-se fonte de renda para muitas famílias como é até hoje, porém   a forma de extração era e ainda é muito rudimentar e carente de recursos.


Em seguida ele mostrou aos estudantes seu acervo de rochas e minerais, Foi um dia muito enriquecedor  durante a visita os estudantes conversaram com o garimpeiro  fizeram perguntas adquiriram novos conhecimento e saíram  tendo outra visão sobre garimpo a relidade vivida por esta categoria , poderam ouvir dele   as dificuldades enfrentadas os riscos que eles correm por não usar nenhum equipamento de segurança , e constataram  que mesmo diante os avanços tecnológicos os garimpeiros ainda utilizam equipamentos rudimentares relatados por seu Zé . além de conhecerem  um pouco da história mineral da região.


 Para Antonio de Pádua Sobrinho   as autoridades governamentais devem  investir neste setor  e alavancar esta atividade que é realizada a mais de 60 anos em nosso estado  , e que é muito rentável tendo grande representatividade na economia .  “As  escolas  devem  trabalhar a história local com seus alunos é necessário  que  se faça o resgate da história para oportunizar  o contato com valores relacionados com sua origem , precisamos resgatar e  valorizar este segmento que estava esquecido e esta base histórica é de extrema importância e precisamos estudá-la, além de buscar melhorias para reverte o quadro existente da atividade levando em consideração os fatores socias , ambientais e econômicos  e o curso técnico instalado  em Santa Luzia é de extrema importância para a região,  estará formando profissionais para atuar em um mercado competitivo e em constante transformação em nosso estado , os profissionais que sairão da a E. E. Pe. Jerônimo Lauwen serão absorvidos tanto pelo mercado da região que necessita desses profissionais  como por estados vizinhos .”Disse

Comentários