Economia : 2013 será um ano bom para as cidades mineradoras


A notícia é boa para os municípios mineradores. Apesar da desaceleração no ritmo da economia chinesa no ano passado, e consequentemente na demanda por minério de ferro, houve um aquecimento no final de 2012, o que impulsionou os resultados na média anual.

Conforme dados divulgados nessa segunda-feira pelas agências internacionais, as importações de minério de ferro brasileiro feitas pelo país asiático aumentaram 15,08% em 2012 na comparação com o ano anterior, atingindo 164,2 milhões de toneladas.

Segundo especialistas, este ano o resultado deve ser ainda melhor e o impacto será ainda mais positivo para as cidades mineradoras de Minas Gerais. O estado responde por 64% do total exportado pelo Brasil, segundo reportagem do jornal Diário do Comércio.

O incremento na demanda registrado no final de 2012 se deu em função da recomposição dos estoques na China. Com a aproximação do período chuvoso na Austrália e no Brasil, principais produtores do planeta, além do inverno chinês, as usinas aumentaram o volume comprado no mercado transoceânico.

Com a demanda aquecida, os preços também aumentaram. Após atingir o menor nível em dois anos (US$ 85 a tonelada), o mineral voltou a subir ultrapassando a marca de US$ 150 a tonelada no mercado spot (à vista) no início deste mês.


Comentários