Picuí PB: Técnico em Mineração e estudante do IFPB , tem artigos aceitos em evento Nacional


   O professor, técnico em mineração e estudante de agroecologia do IFPB –Campus Picuí  , Antonio de Pádua Sobrinho ,juntamente com  geólogo  e professor do IFPB- Campus  Picuí  , Francisco de Assis Souza , tiveram 2 trabalhos aceitos para se apresentado no NO XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e VIII Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology. Com os seguintes temas: 1º “OS DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA PEQUENA MINERAÇÃO NA PARAÍBA e 2º “O COOPERATIVISMO MINERAL COMO PROPULSOR DA ATIVIDADE GARIMPEIRA NOS PEGMATITOS DE PICUÍ-PB.”


 O evento acontecerá de a 20 a 24 de outubro de 2013, no Centro de Eventos da UFG em Goiânia/GO, é direcionado a pesquisadores, profissionais, gestores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa dos setores mineral, metalúrgico, petrolífero, ambiental e de recursos hídricos. Também para empresas de serviços, consultoria e demais profissionais das áreas de mineração, metalurgia e meio ambiente.  será composto por um grande fórum de debates e visa, a cada edição, aprimorar e qualificar suas atividades, buscando apresentar de forma privilegiada uma maior divulgação da atividade mineral e metalúrgica, sendo esperada a participação de pesquisadores e profissionais de todo hemisfério sul.


A escolha de Goiás como sede do XXV ENTMME/VIII MSHMT deve-se ao fato do estado ser um grande produtor mineral, apresentando uma enorme variedade de minerais e rochas industriais, tais como níquel (onde se destacam as cidades de Niquelândia, Barro Alto, Americano do Brasil), manganês, ouro (onde se destacam as cidades de Fazenda Nova, Alto Horizonte e Faina), nióbio, cobre (onde se destacam as cidades de Alto Horizonte, Catalão e Americano do Brasil), cobalto (onde se destacam as cidades de Niquelândia, Barro Alto e Americano do Brasil), fosfato (destaque para a cidade de Catalão), calcário, amianto (destaque para a cidade de Minaçu), esmeralda, cianeto e vermiculita. Destaca-se também a produção de água mineral do estado.
Os principais municípios mineradores são Niquelândia, Barro Alto e Catalão, onde a UFG mantém o curso de Engenharia de Minas.
A realização do XXV ENTMME/VIII MSHMT será um acontecimento de grande importância para o setor mineral brasileiro, para a Universidade Federal de Goiás, campus Catalão e curso de Engenharia de Minas devido à projeção que os mesmos terão no cenário minerário nacional, bem como para o estado de Goiás.

" Agradeço a Deus , por tudo que tem me proporcionado , e pelo apoio de todos , é muito gratificante esta participando destes eventos , levando e divulgando a mineração de nosso município e região." Disse Antonio de Pádua .












Comentários