Associativismo e Cooperativismo no setor mineral


A mineração em pequena escala, no Brasil, representa cerca de 70% das empresas de mineração ativas no país. As micro e pequenas empresas são responsáveis por cerca de 25% do total de empregos formais na atividade mineral em todo o país. Foi pensando nesse público-alvo que setores governamentais se organizaram para estruturar a Rede Brasileira de Informação dos Arranjos Produtivos Locais (Rede APL Mineral).


A Rede APL Mineral vem se consolidando para apoiar este setor da mineração brasileira com um sistema de informações e um espaço para a construção colaborativa do conhecimento, e a disseminação das boas práticas no setor. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)/MCT colabora com este esforço de: organizar, produzir, disseminar informações, visando a melhora técnica, produtiva, econômica, financeira, social de todos que trabalham no setor, do empresário ao garimpeiro passando pela academia e pesquisa mineral.


Os minerais predominantes na produção em pequena escala são: argila; agregados minerais; calcário; gemas; gipsita; diatomita; dolomita; feldspato; mica; magnesita; pirofilita; silex; rochas ornamentais e de revestimento. E foram estes segmentos/cadeias que receberam priorização de apoio da Rede nestes 5 anos. Neste tempo o governo federal, através de diversos atores, tem fomentado APLs de base mineral, chegando, hoje, ao número de (53).

Neste tempo diversas ações de apoio e fomento aos APLs de base mineral tem ocorrido nas diversas regiões do país, variando de segmento e cadeia. Devido à importância do assunto, o MME lançou em 2008 o Programa Nacional de Extensionismo Mineral, que tem como objetivo consolidar, ampliar e articular ações para fomentar e apoiar as pequenas unidades produtivas de bens minerais do país.


A Rede APL mineral vem colaborando com a realização de eventos, o apoio tecnológico, fomento e auxílio nas discussões do setor. Através de seu Portal a Rede APL mineral tem colaborado para o desenvolvimento sustentável do setor, utilizando processos, produtos e serviços para a comunicação e informação estratégica de todos os interessados. Dentre estes, pode-se destacar:

- Biblioteca Virtual da Rede (que reúne diversos estudos, documentos, avaliações, relatórios produzidos por pesquisadores envolvidos com os APLs de base
mineral);

- Banco de Melhores Práticas (espaço destinado a mostra e disseminação das melhores práticas do setor);


- Banco Multimídia (reúne inúmeras FOTOGRAFIAS, VÍDEOS relevantes ao mundo dos APLs de base
mineral);

- Comunidade Virtual da Rede (Espaço desenhado para apoiar/fomentar a discussão/ o  trabalho dos colaboradores da Rede na resolução de problemas comuns);



Telecentros Minerais
 
Como estratégia de extensionismo mineral o governo federal vem fomentando os Telecentros Minerais. O projeto de telecentros minerais conta com 57 unidades distribuídas em 16 estados brasileiros, abrangendo todas as regiões do país. O projeto iniciou-se com base em um acordo de cooperação técnica entre a SGM e a Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atualmente com a Associação Telecentro de Informação e Negócios (ATN). A SGM tem como meta aumentar significativamente o número de telecentros minerais até o final de 2010. Para atingir essa meta serão estabelecidos convênios com outros programas similares de governo, nos seus diferentes níveis federativos.

No úlitmo mês de março a Coordenação Geral da Rede APL Mineral executou um esforço para participar do Edital Telecentros – BR, onde, , em parceria com a SGM/MME e APLs  de base mineral interessados, encaminhou pedido para instalar/apoiar 18 Telecentros. É um exemplo de conversão de esforços em colaboração para a melhoria da atividade mineral no país.


Visite as seções do Portal da Rede APL Mineral para obter mais informações;
A Rede APL mineral foi articulada pensando em você. Participe  colabore com o crescimento socialmente responsável, economicamente e ambientalmente sustentável , compartilhando informação/ conhecimento sobre a extração/ transformação/ beneficiamento/ comercialização de produtos minerais.

Fonte:
Rede APL Mineral 

Comentários