Governo ajuda pequenos mineradores a conquistar novos mercados

Antonio Sobrinho / Marcelo Falcão 


    Ainda neste mês de fevereiro, a Usina de Beneficiamento de Minérios da Cooperativa dos Mineradores de Pedra Lavrada (Coomipel) estará entrando em operação. A unidade foi melhorada com recursos do Empreender-PB. A Companhia de Desenvolvimento dos Recursos Minerais (CDRM) acompanhou a montagem dos novos equipamentos e, juntamente com o Sebrae, está viabilizando a abertura de novos mercados a partir de reuniões constantes com representantes comerciais.

“A Usina da Coomipel em operação será um marco para os pequenos produtores minerais do Seridó. Agora com a Coopermineral, em Frei Martinho, e a Coopicuí, uma vez organizados, os mineradores elevarão os valores dos seus produtos a partir do beneficiamento”, avalia o presidente da CDRM, Marcelo Sampaio Falcão.(Foto)


A partir de programas como o Empreender-PB e o Cooperar, o poder público possibilitou aos pequenos produtores minerais organizados em cooperativas o acesso ao crédito, incentivando investimentos na mecanização da lavra e em unidades de beneficiamento, imprescindíveis ao processo de desenvolvimento da atividade, anteriormente totalmente ilegal.

Marcelo Falcão ressalta que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão do Governo Federal vinculado ao Ministério de Minas e Energia e responsável pelo controle da produção mineral no país, em sua publicação anual sobre a arrecadação da Compensação Financeira pela Extração Mineral (CFEM), revelou um crescimento na arrecadação na Paraíba.

O presidente da CDRM avalia que alguns fatores contribuíram para esse resultado, como a demanda pelos bens minerais aplicados na construção civil, a partir do programa Minha Casa Minha Vida. Grandes eventos que estão previstos, a exemplo da Copa do Mundo, também estão influenciando diretamente a indústria do turismo.
A CDRM está trabalhando elaborando um termo de referência para contratação de empresa especializada para produzir o Perfil Sócio Econômico do Setor Mineral, objetivando dotar o Governo do Estado de informações atualizadas sobre o setor mineral e as interações entre o extrativismo, a indústria de beneficiamento, de transformação e o mercado. A partir desse trabalho será possível elaborar políticas públicas eficazes para o setor.

A CDRM, em parceria com a Sudema e o Sebrae elabora a nova Cartilha Ambiental para pequenos mineradores. Também está em construção o site da CDRM, importante na divulgação de informações e na interação com a sociedade.


Comentários