Picuí PB: Estudantes do Curso de Agroecologia discutem construção da Usina Belo Monte.

Foto:  Antonio de Pádua 


Na tarde desta quarta-feira(27), de fevereiro de ano em decurso ,  estudantes do curso de agroecologia, realizaram um  debate sobre a polemica construção da Usina Belo Monte.


O debate aconteceu entre os estudantes, Murielle Magda e Victor Felix que  são contra a construção da hidrelétrica e Antonio de Pádua Sobrinho, que é a favor, ambos apresentaram suas opiniões e argumentos, para os demais estudantes, que interagiram a todo momento, apresentando seus pontos de vista. A professora da disciplina de Legislação Agrária e Ambiental  da Débora Karenine.foi a mediadora do debate.

Foto: Victor e Murielle 

“Não sei se pensam  igual, politicamente falando, mas tenho observado a seguinte situação: de um lado os que são contra que argumentam sempre a questão ambiental , de outro, os que são a favor que argumentam as melhorias da Usina para a população. Até ai tudo bem. Porém ninguém até o momento apresentou  alternativas viáveis que minimizem os impactos ambientais, porém  a questão energética precisa ser resolvida". Disse Antonio de Pádua.

Já  Murielle Magda e Victor Felix argumentam que concordam que se precisa sim de energia, porém não concordam com a falta de respeito que estão tendo com as tribos indígenas daquela região, as negociações ficam "no papel", o desastre que provocará na fauna e na flora e o fato de não se discutir oa perdas que as futuras gerações irão suportar. "Tratar o presente dando barcos, TV, carros é muito bom, mas e o futuro das gerações indígenas? Questionaram.”
Foto: Maria Deusa 

Após o debate, foi aberto a discussão, entre os participantes, na oportunidade, a   aluna Maria Deusa (Foto ao lado)   disse  que a evolução do homem se deu por meio de adaptações aos novos ambientes, buscando formas que pudessem trazer mais comodidade e conforto, além de ter se tornado crescente as necessidades diárias. Se existe tecnologia suficiente para produzir robôs, por exemplo, por que não se podem criar novas formas de ‘substituir’ a energia que necessitamos o tempo todo?

 “Todo o tipo de energia causa impacto ambiental seja ele de maior ou menor proporção. Fala-se tanto em energias limpas, em sustentabilidade... O que não se percebe é que esse modo de vida ‘correto’ que alguns acham que existe não passa de uma utopia de vida, uma vida que o homem nunca teve e nem.,poderá ter em total equivalência.”Disse

 “A problemática geral é que se pensa apenas nas grandes causas de devastação e não nos simples e pequenos erros que cometemos ao longo de um ingênuo dia. Temos que buscar formas alternativas e de grande valia para reduzirmos os impactos que causamos ao ambiente e não simplesmente "ser contra" esta construção produtiva, para mantermos o modelo de vida que obtivemos ao longo dos anos, numa escala evolutiva da sociedade, a qual não se quer submergir. Por exemplo realizar uma simples coleta seletiva de lixo em casa ajuda, e muito, a reduzir os impactos que nós, seres humanos causamos ao meio ambiente constantemente.” Conclui 

Comentários