Picuí PB: O Profº e Téc em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho Fala da importância do Cooperativismo Mineral para a região.




O setor mineral do município de Picuí  situado  no  Curimataú  do Estado.  têm um peso preponderante na economia da região castigada pela estiagem,  com variedade de feldspato, caulim, quartzo, mica e gemas, segundo estudos feitos na área a atividade tem grande representatividade econômica, aonde diversas de famílias sobrevivem da atividade.

Para o professor Antonio de Pádua ,  o cooperativismo mineral, da forma como está sendo implantado , vislumbra um futuro promissor à atividade garimpeira, uma vez que estão sendo tomados cuidados com a segurança, saúde e meio ambiente.“Com a criação  da Cooperativa dos mineradores de Picuí  e das  cincos  criadas no Estado,  o atual panorama tende a sofrer mudanças radicais. Os garimpeiros, até então trabalhavam  na clandestinidade,  mas estão sendo gradativamente transformados em cooperados, com a profissão regulamentada e participação direta nas vendas e nos lucros.


Em parceria com o Sebrae, Fiep, Senai,  foram  oferecidos no fim do ano passado   16 capacitações  dentre as principais, destacaram-se as de Primeiros Socorros e Segurança e Saúde da Mineração, Manuseio de Explosivos, Gestão de Cooperativa e Conhecimentos Básicos em Mineralogia. Através destas  parcerias, esta  sendo feito  um trabalho de conscientização dos mineradores para que se filiem a cooperativa, participem das  capacitações e que haja a formalização dos títulos minerários.


 Segundo  o professor  a organização dos garimpeiros,  esta proporcionando melhoria da qualidade de vida, geração de emprego e renda na região . " O primeiro passo já foi dado estamos organizando  os garimpeiros nas cooperativas, ainda existem muitos na informalidade, mais estamos trabalhando diariamente para reverter este quadro, mostrando a importâncias das mesmas, é notório os  ganhos significativos para os pequenos mineradores , as  consequências  são positivas para as questões tributárias , ambientais e sociais da região. "Disse 

Além da legalização do garimpo uma equipe com engenheiros de minas e geólogos e técnicos em mineração, vem prestando  assistência aos mineradores.  "Antes os garimpeiros vendiam a atravessadores, a matéria prima era desvalorizada e os trabalhadores ficavam na informalidade.  Com a criação da cooperativa tem acontecido a fiscalização  dos garimpos, orientando  os mineradores na extração, levantando as necessidades de equipamentos, fazendo o acompanhamento diário da produção.Além de estar agregando valor valor aos recursos existentes, valorizando o trabalho do garimpeiro e transformando a atividade em potencial econômico no município,  ”Concluiu

Comentários