Lançamento do Livro Manejo de Plantas Xerófilas no Semiárido


Nesta quinta feira dia 25 de Abril de 2013 na Embrapa Algodão localizada na cidade de Campina Grande foi lançado o livro Manejo de Plantas Xerófilas no Semiárido de Autoria do Professor  do curso de agroeoclogia do IFPB –Campus Picuí, Frederico Campos Pereira,  e outros grandes autores. Na ocasião esteveram  presentes no lançamento compondo a mesa nomes como: Daniel Duarte, Beranger Araújo da Secert de Rec Hídricos ,Odilon da EMBRAPA entre outros mestres do ensino universitário, professores e estudantes do IFPB-Campus Picuí.

Foto: Prfoº Fred

Na oportunidade da apresentação do Livro um dos principais autores, Frederico Campos, ousou a dar o titulo da sua apresentação “Aqui tem um bando de loucos”, para explicar o sentido de trabalhar as plantas xerófilas, principalmente, as de espinhos. Contou que o sentido do titulo não era levar o nome “loucos” pelo lado pejorativo da palavra e, sim, no sentido de destemido, já que ao voltar à academia o seu orientador (Baracuhy) falou que só aceitaria um orientado se fosse um louco que aceitasse trabalhar dentro dos espinhos, algo que foi feito e com êxito até o momento que é vivenciado neste livro.

 Além disso, comentou que a busca da equipe não era apenas colocar em um livro um emaranhado de artigos científicos que não atenderiam as necessidades do homem do campo, tentando expor ali, de forma simplificada a seu entendimento manejos de culturas que são muito utilizadas na Caatinga e que não são cultivadas.





Para dar continuidade ao evento outro autor, Itaragil venâncio Marinho, comentou a respeito da algaroba (Prosopis juliflora) que pra muitos é uma vilã e, que segundo ele, a questão em ser a salvação para os criadores e/ou se tornar uma vilã depende do manejo. Falou também, que durante sua revisão literária, ao contrario do que se pensava, a algaroba é nativa do Brasil e não só do Peru, havendo espécies espontâneas no Piauí e no Mato Grosso.



Para fechar o lançamento com chave de ouro tivemos mais uma explanação descontraída do brilhante Professor Dr. Daniel Duarte que brindou os presentes com músicas relacionadas a Caatinga, histórias de conhecimento da região e contos.


“Muito importante  uma obra que  valoriza  o  nosso Bioma Caatinga na semana que comemora o Dia Nacional da Caatinga  neste 28 de Abril, esperamos  que melhorem quanto a sua recuperação e exploração de forma menos degradante e seguimos no aguardo da segunda edição.” Disse Jairo Santos estudante de agroecologia IFPB –Campus Picuí.



Comentários