Picuí-PB, sediou Iª reunião para a estruturação do Fórum Turístico do Seridó

Foto: Alessandra Lontra 

 Aconteceu nesta sexta-feira 19 de abril do ano em decurso, no município de Picuí interior da Paraíba, a primeira reunião para estruturação do Fórum Turístico do Seridó, Uma data para ser lembrada como o início de um novo tempo, com promessas de mudanças positivas para a cidade e para a região.
 O fórum contou com a presença do prefeito constitucional de Picuí, Acácio Dantas e do vice Francinaldo dos Santos, vereadores, além de representantes de ONG’s, Cooperativas, associações, alunos do Projovem, logística da Prefeitura municipal de Picuí, Empreender PB, alguns comerciantes do ramo de hotelaria e representantes das cidades circunvizinhas.

Foto: Fabiana Agra,Alessandra, Dagmando, Antonio de Pádua
 Em conversa com Antonio de Pádua Sobrinho, professor, técnico em mineração, e pesquisador dos recursos minerais da região, Laís Ramos, Especialista em Políticas Públicas do Turismo e assessora técnica do turismo do estado da Paraíba, disse que  o turismo, atividade reconhecida mundialmente por seu potencial socioeconômico chega ao Seridó com a perspectiva de diversificar a economia de uma região que apesar de possuir riquezas naturais de rara beleza, possui grandes dificuldades sociais, uma disparidade difícil de ser compreendida por quem conhece seus tesouros. 

Foto: Laís Ramos
 “ A mobilização em prol do turismo começou ,este fórum  ao iniciar estas  discussões sobre o tema planta a semente de novos rumos, que como tal precisa ter seu tempo de maturação para de fato dar bons frutos, o importante agora é fazer do turismo assunto do cotidiano. Levar sua temática para as escolas, para as associações, para as discussões políticas, garantindo o fortalecimento do fórum turístico do Seridó.” Concluiu.

Foto: Edson Calado
Segundo Alessandra Lontra Gerente Executiva do Desenvolvimento do Turismo da Paraíba esse novo modelo de gestão posiciona o Estado como orientador e não mais como um interventor., aqui caracterizada pelos fóruns turísticos, que  unem poder público, iniciativa privada, sociedade civil e terceiro setor, que serão responsáveis pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo, levantando as  potencialidades nessas localidades, com reflexão, informação, mobilização e participação dos atores locais que formarão o fórum.” Disse.




 Para a jornalista, advogada, pesquisadora e historiadora, Fabiana Agra, esse primeiro momento é simbólico, mas foi só uma amostra grátis, o trabalho duro ainda vai começar. Só dependerá de todos nós. “Potencial a região tem de sobra, Picuí os minerais que encanta os turistas que vistam nossa região, Baraúna, a própria caatinga, Cuité como disse  Dagmando Lopes, turismo de aventura, enfim temos que explorar as potencialidades da região, o primeiro passo já foi dado, agora é só iniciar os trabalhos  nos próximos encontros  esperamos contar com muito mais pessoas comprometidas com o progresso sustentável de nossa região.parabenizo  todos os ebenvolvidos, especialmente, Edson Calado . Sem ele, o evento não teria sido o que foi.”Disse


Comentários