CDRM/PB reúne-se com cooperativa mineral em Assunção


Apoiar e dar assistência técnica ao pequeno produtor mineral paraibano, essa é uma das missões da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba – CDRM-PB. Na última sexta (10) na cidade de Assunção no Cariri paraibano, representantes da CDRM e da COOMAR (Cooperativa Mineral de Assunção e Região) reuniram-se com no intuito de conhecer melhor o funcionamento da Cooperativa.

No sentido de melhorar o atual modelo de produção de caulim, a CDRM prestará serviços de assistência técnica especializada à COOMAR. Atualmente, essa atividade desenvolvida pelos pequenos produtores de minerais da região, é realizada de forma irregular e predatória, desrespeitando a legislação mineraria e ambiental vigente no país. 

Esta prática resulta no subaproveitamento dos potenciais mineralógicos, que são recursos não renováveis, causando significativos impactos ambientais negativos e prejuízo financeiro para o município, estado e para a nação. Acarreta também elevado índice de acidentes de trabalho e ocorrência de doenças ocupacionais.
Durante a reunião foram discutidas ações para o desenvolvimento da cooperativa, a averiguação da situação dos seus títulos minerários, a seguridade social dos mineradores cooperados, além de questões quanto ao licenciamento ambiental das áreas em atividade.

No encontro estiveram presentes Milton Possidônio de Maia, Manoel José dos Santos e Sonaldo Belarmino do Nascimento, respectivamente Diretores Presidente, Administrativo Financeiro e Comercial da COOMAR, além do Diretor Presidente da CDRM Marcelo Falcão e o Engenheiro de Minas José Soares de Brito.
A CDRM se comprometeu a intensificar as ações de apoio e assistência técnica a essa Cooperativa, auxiliando na sua organização, formalização das áreas e na estruturação de modelo produtivo competitivo e mais justo. A COOMAR comercializa atualmente 320 toneladas de caulim por mês e conta com 25 mineradores cooperados.

Fonte: Agamenon Porfírio - Assessoria - CDRM-PB 

Comentários