IFPB CAMPUS – PICUÍ: PROGRAMA MULHERES MIL VAI OFERTAR CURSO DE LAPIDAÇÃO DE PEDRAS

Foto: Pamella de Souza e Kelly Samara
O Campus Picuí está engajado desde o ano passado no Programa Mulheres Mil que oferece cursos de profissionalização e complementação de estudo às mulheres em vulnerabilidade social. Este ano uma das novidades é a oferta do curso de lapidação de pedras.


Em 2012 o Programa formou a turma pioneira do Curso de Alimentos. As alunas foram capacitadas no preparo de doces e salgados. Este ano será oferecido um curso de aperfeiçoamento a estas mulheres para que possam se aprofundar nas questões específicas da culinária regional. “Picuí conhecida em todo o país como a terra da carne de sol, conta com muitos restaurantes e um promissor comércio de alimentos rápidos. Daí a importância desse curso para a economia da cidade” explica a gestora local do Programa, Kelly Samara do Nascimento Silva.

Outra novidade do Mulheres Mil este ano é o curso na área de lapidação de pedras e artesanato mineral que será ministrado na cidade de Nova Palmeira, localizada a 16,7 Km da sede do Instituto Federal. O curso será ofertado em parceria com a prefeitura da cidade e com a Cooperativa de Garimpeiros do município a COOGARIMPO. Serão beneficiadas 50 mulheres.

Em Nova Palmeira o solo é rico em minerais industriais, gemas e até pedras de altíssimo valor econômico. A qualificação ocorrerá com as mulheres dos mineradores no processo de lapidação e artesanato dos minerais encontrados na região. O objetivo é fortalecer a economia local e inserir essas famílias em novas alternativas de geração de emprego e renda.

*Ascom do IFPB
Foto: Danielle Abreu - Estagiária de fotografia

Comentários