O Profº e Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho ministra palestra sobre legislação ambiental na mineração para estudantes de mineração em Santa Luzia Paraíba.



Visando  despertar na comunidade acadêmica a conscientização para a preservação do meio ambiente. o professor, técnico em mineração , pesquisador dos recursos  minerais da região do Curimataú e Seridó Paraíbano e estudante de agroecologia do IFPB-Campus Picuí, Antonio de Pádua Sobrinho, a convite do professor Jalles Santos, da E.E.Padre Jerônimo Lawen da cidade de Santa Luzia –Paraíba, ministrou uma palestra sobre gestão ambiental na mineração. Que contou coma presença de professores e estudantes do curso técnico em mineração.

O Professor falou importância da gestão ambiental em um projeto de mineração, tendo em vista os impactos gerados pela atividade ao meio ambiente,  e que os  futuros e técnicos  devem  visar sempre a utilização racional dos recursos, com   planejamento antes de iniciar os trabalhos  , e que além das licenças que eles devem obter junto aos órgãos do meio ambiente , é importante  fazer um plano de recuperação de área degradada (PRAD), que dever ser desenvolvido a partir de um diagnóstico ambiental da localidade.


Para o professor as empresas de mineração precisam abordar técnicas que  integrem  alternativas sustentáveis de exploração, e a gestão   ambiental deve ser  fator preponderante  em seus projetos antes de se  iniciar as extrações.”A mineração, precisa crescer de forma sustentável e o curso técnico em mineração,  é um passo importante para este crescimento. Os profissionais que sairão daqui  da Escola Padre Jerônimo  poderão ser absorvidos não só pelo mercado da Paraíba e estados vizinhos, mas por estados mais distantes existem estados  no Brasil que necessita desses profissionais.”


“Só tenho a agradecer a Deus por estas oportunidades é muito gratificante para mim estar compartilhando conhecimentos , experiências, falando das ações e trabalhos desenvolvidos , contribuindo para a formação de outros profissionais.” Concluiu 

Comentários