PICUÍ SEDIARÁ O IV SEMINÁRIO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO.

   
 No dia 20 de julho de 2013 a cidade de Picuí, Paraíba, localizada na mesorregião do Seridó paraibano, sediará o IV Seminário Comemorativo ao dia Nacional do Garimpeiro, um evento extremamente importante tendo em vista  o  trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do desenvolvimento mineral  desta  região. O evento é uma realização do Governo Estado da Paraíba através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba – CDRM/PB, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – SETDE, o SEBRAE/PB e a Prefeitura Municipal de Picuí, além de outros órgãos e instituições.

O Seminário é destinado aos pequenos mineradores, empresários, cooperativados e profissionais da área, acontecerá na escola Ana Maria Gomes, (Colégio Cenecista), o credenciamento será feito a partir das 8:00 horas da manhã, com entrega de quites, aos participantes, que também terão almoço por conta da organização do evento.
  Em conversa com o técnico em mineração  Antonio de Pádua Sobrinho, o Presidente da CDRM/PB, Marcelo Falcão,  falou  que o evento teve seu início com a sanção do Estatuto do Garimpeiro  pelo ex presidente Lula, no ano de 2008, definindo além da profissão benefícios e responsabilidades, um dia nacional comemorativo para a classe, e que ao longo dos últimos 3 anos, a Paraíba vem realizando estes seminários  de comemoração. “ O primeiro foi realizado em Pedra Lavrada, e consequentemente Junco do Seridó e Várzea, sendo neste ano de 2013, em Picuí.” Disse.


Ainda segundo Marcelo falcão, estes eventos tem o objetivo de conscientização da importância do cooperativismo, divulgar as ações que tem sido realizadas pelos parceiros, em prol do desenvolvimento sustentável da atividade mineradora no estado que tem grande potencial neste segmento.

 “Além de divulgar este trabalho que estamos fazendo, que tem como proposta mudar o cenário mineral da informalidade no estado, para um trabalho organizado, através das cooperativas”. “Estaremos ouvindo os mineradores e a comunidade, será muito importante, este encontro, uma oportunidade de aprender com casos de sucesso que ocorrem com pequenos produtores minerais em outras Regiões do País. Não é do dia para noite que vamos mudar, já temos avanços significativos e precisamos avançar ainda mais, porém é preciso que estejamos comunidade mineira e parceiros institucionais,  envolvidos e comprometidos com o projeto”, destacou Marcelo.

Em contato com Marcos Magalhães, Gestor do APL de Minerais da Paraíba, SEBRAE-PB, ele frisou que durante o seminário acontecerão palestras, voltadas para gestão ambiental, dos recursos minerais, gestão administrativa e tributária, enfim uma forma de ouvir e ver o que esta sendo realizado pelas cooperativas.


Outro fato importante nas ações voltadas para os pequenos produtores minerais organizados em cooperativas é a implantação do Agente Local de Inovação Mineral – ALIM. Esta ação que em breve estará sendo implantada, uma parceria da CDRM/PB com o SEBRAE por meio dos agentes,  terá  um papel importante no projeto, dando suporte as cooperativas acelerando soluções para os problemas por eles enfrentados.

Segundo o técnico Antonio de Pádua, este seminário é de extrema importância e que a comunidade mineral desta região  tem muito  o que comemorar. “o cooperativismo mineral, da forma como está sendo implantado, vislumbra um futuro promissor à atividade, uma vez que estão sendo tomados cuidados com a segurança, saúde e meio ambiente, os garimpeiros, até então trabalhavam  na clandestinidade,  mas estão sendo gradativamente transformados em cooperados, com a profissão regulamentada e participação direta nas vendas e nos lucros, é notório os  ganhos significativos para os pequenos mineradores , as  consequências  são positivas para as questões tributárias , ambientais e sociais da região. "Disse 

Comentários