Técnico divulga desenvolvimento do setor mineral paraibano em palestras e blog


Quarta-feira, 22 de maio de 2013 - 18h34
O jovem Antonio de Pádua Sobrinho (Foto), 23 anos, nascido na cidade de Picuí, se tornou um agente de divulgação do Programa de Mineração do Governo do Estado. Criou o blog Setor Mineral em Foco e percorre a Paraíba e outros estados proferindo palestras sobre o momento atual do desenvolvimento do setor mineral. Nesta quinta-feira (23), às 13h30, Pádua vai ministrar palestra no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto, no Litoral Norte, durante o II Encontro de Ecologia.

Além de dar aulas eu estou sempre mostrando aos paraibanos o investimento que o Governo Ricardo Coutinho tem feito no setor mineral. Nas palestras mostro os avanços, os resultados e os desafios do setor”, disse Antonio de Pádua Sobrinho, que também já fez palestra na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pádua é professor do Curso Técnico em Mineração na Escola Estadual ‘Padre Jerônimo Lawen’, em Santa Luiza. Ele é técnico em mineração e estudante do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (IFPB), em Picuí. No mês de outubro, representará a Paraíba, junto com o geólogo e professor do IFPB, Francisco de Assis Souza, no XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e VIII Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology, eventos que acontecerão em Goiânia-GO.

Em Goiânia, os dois paraibanos vão apresentar os temas ‘Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Mineração na Paraíba e “O cooperativismo mineral como Propulsor da Atividade Garimpeira nos Pegmatitos de Picuí-PB’.

O evento acontecerá de 20 a 24 de outubro de 2013, no Centro de Eventos da UFG, em Goiânia/GO, e é direcionado a pesquisadores, profissionais, gestores, professores e estudantes das instituições de ensino e pesquisa dos setores mineral, metalúrgico, petrolífero, ambiental e de recursos hídricos.
Pádua já estagiou na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), é sócio participativo da Cooperativa dos Mineradores de Picuí (Coopicuí-Mineração) e pesquisador dos recursos minerais nas regiões do Curimataú e Seridó paraibanos.


O jovem já publicou alguns artigos, dentre eles ‘Granito Pegmatito da Pedreira Saco da Serra, Potencialidades de aproveitamento econômico dos rejeitos como agente mitigador de impactos ambientais. –Picuí-PB, apresentado no VIII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (VII SRONE), realizado na cidade de Campina Grande – PB, no período de 6 a 9 de novembro de 2012.


SECOM-PB

Comentários