CDRM se reúne para apresentação de projetos de beneficiamento de pequenas cooperativas

A diretoria da CDRM reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 27, com representantes de algumas instituições no intuito de apresentar projetos que serão submetidos a análise pelo PROCASE – Projetos Sustentáveis nas Regiões do Cariri e Seridó.

Os projetos, uma ação conjunta entre UFCG, Cooperativas de pequenos mineradores, CDRM e Sebrae, são voltados para a capacitação, transferência de tecnologia, recuperação de áreas degradadas e implantação de uma unidade de fabricação de joias e bijuterias finas.



A reunião que contou com membros da SEDAP, IFPB, SEBRAE, UFCG e CDRM, serviu para análise dos projetos para financiamento pelo FIDA -  Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

O PROCASE é um programa que desenvolve um conjunto de ações voltadas à erradicação da pobreza no meio rural, financiadas com recursos do FIDA. Esta é a primeira vez, em todo o mundo, que o FIDA destina recursos à área mineral.

Após sugestões de alguns ajustes para adequação aos modelos do FIDA, os Técnicos do PROCASE Engenheiros Aderval Monteiro e Madalena Germano elogiaram as minutas dos projetos apresentados. “Se dependesse apenas de mim, os projetos já estariam aprovados”. Palavras finais do Engenheiro.


 Para o técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho o Procase será determinante no fortalecimento  não só da mineração como dos arranjos produtivos da região como  caprionocultura, cajunocultura, artesanato, sisal, agroindústria criando  condições para desenvolver soluções no sentido de que as pessoas possam aumentar suas rendas,  conscientizando  o pequeno produtor sobre a importância da preservação do meio ambiente, buscando a sustentabilidade."Disse



Fonte:   Assessoria CDRM/PB (Agamenon Porfírio), com blog Sobrinho 




Comentários