PROGRAMAÇÃO DO IV SEMINÁRIOCOMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO QUE SERÁ REALIZADO EM PICUÍ.

No dia 20 de julho de 2013 a cidade de Picuí, sediará o IV Seminário Comemorativo ao dia Nacional do Garimpeiro,  que tem o tema : COOPERATIVAS DE PEQUENOS MINERADORES – Organização e Gestão O evento é uma realização do Governo Estado da Paraíba através da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba – CDRM/PB, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico – SETDE, o SEBRAE/PB e a Prefeitura Municipal de Picuí,SEDAP,SUDEMA,UFCG,IFPB,DNPM,MME,MI,MCTI, Rede APL de minerais e prefeitura municipais. Acontecerá na escola Ana Maria Gomes, (Colégio Cenecista).


O evento teve seu início com a sanção do Estatuto do Garimpeiro  pelo ex presidente Lula, no ano de 2008, definindo além da profissão benefícios e responsabilidades, um dia nacional comemorativo para a classe, e que ao longo dos últimos 3 anos, a Paraíba vem realizando estes seminários  de comemoração.  O primeiro foi realizado em Pedra Lavrada, e consequentemente Junco do Seridó e Várzea, sendo neste ano de 2013, em Picuí.

Durante o seminário acontecerão palestras, voltadas para gestão ambiental, dos recursos minerais, gestão administrativa e tributária.

 Veja a programação:
08:00 h – Credenciamento
09:30 h – Abertura
10:30 h – Palestra: Organização e Gestão da Cooperativa de Exploração Mineral e Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha – COOPEMI/SINDICER de Morro da Fumaça – SC.
Palestrante: Sérgio Pagnan – Presidente COOPEMI/SINDICER
11:10 – Intervalo
11:30 – Palestra: A Importância da Organização dos Pequenos Mineradores para a Economia da Região de Ametista do Sul.
Palestrante: Isaldir Antônio Sganzerla – Presidente Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai Ltda. – COOGAMAI.
12:10 h – Encerramento
12:30 h – Almoço







Comentários