FREI MARTINHO: LANÇADO PROJETO “GARIMPO BOM” NESTA QUINTA DIA 18.


Na ultima quinta feira dia 18, aconteceu em Frei Martinho PB, o lançamento do projeto “Garimpo Bom” evento que tratou da situação da mineração paraibana, onde foram abordados assuntos de interesse dos pequenos mineradores, estudantes de mineração e garimpeiros de nossa região.
O evento aconteceu na biblioteca municipal Augusto dos Anjos e contou com a presença do prefeito do município Aido Lira, Sebastião Pinto vice-prefeito, Altemiles Souza presidente da Câmara Municipal, Fagner Décio diretor da Unidade de Saúde, Lucia Cavalcante Secretária de Saúde do município, Marcelo Falcão diretor da CDRM, Marcos Maranhão diretor do SEBRAE PB, Alcimar Nobrega presidente da Cooperativa dos mineradores do município, Antonio de Pádua Sobrinho Professor e técnico em mineração, Professor Francisco de Souza representando o IFPB, Dr Fernando Freitas – médico especialista em fisioterapia pulmonar.

A abertura do evento foi feita pelo representante da CDRM Marcelo Falcão, seguido por Lúcia Cavalcante Secretária de Saúde e o prefeito Aido Lira.

A primeira palestra foi sobre a situação do garimpo em nossa região e como prevenir a silicose - o palestrante foi o professor Francisco de Souza do IFPB – Campus Picuí.

O segundo palestrante foi o Dr Fernando Freitas médico especialista em fisioterapia pulmonar que falou sobre a PNEUMOCONIOSE - Doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madeireira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.

Em seguida para encerrar o evento, o Professor e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, falou sobre os desafios para o desenvolvimento sustentável da pequena mineração na Paraíba, encerrando o ciclo de palestras.


No término do evento, o prefeito Aido Lira conversou com a reportagem do ClickPicui e da Rádio Cenecista onde falou da importância do evento, pois Frei Martinho é pioneiro nesse projeto “Garimpo Bom” que tem por objetivo fazer um levantamento do  número de trabalhadores ligados ao setor mineral que possuem a silicose, doença pulmonar causada pela inalação da poeira de minerais que contém sílica livre cristalina, e diante deste diagnóstico desenvolver um trabalho de conscientização para os pequenos mineradores para prevenção da doença e, tratamento de reabilitação pulmonar para portadores da doença.  


 Nossa administração contratou o Dr Fernando Freitas, especialista no assunto, que atende em nosso município fazendo um trabalho preventivo e de orientação dos garimpeiros que precisam continuar trabalhando na atividade mineral, gerando renda para manutenção de suas famílias e contribuem para o crescimento do município” – destacou o prefeito Aido.


O evento foi uma realização da prefeitura municipal de Frei Martinho, com o apoio da Secretaria de saúde, em parceira com a Cooperativa dos Mineradores do município – COOPERMINERAL - do técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, do geólogo Francisco Souza professor do IFPB - Campus Picuí e do Clickpicui - O diário de noticias online da região.


Francisco Araújo

Comentários

Postar um comentário