O Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho, fala do projeto “Garimpo Bom” Mineração Responsável

Foto: Antonio de Pádua 
Em entrevista cedida a este portal o professor e técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho, falou da importância do projeto “Garimpo Bom, mineração responsável.” Projeto este  idealizado por ele e pelo professor Francisco Souza, IFPB-Campus Picuí.

 O técnico disse que  ao terminar o curso de mineração aqui no IFPB-, estagiou durante um ano na CDRM/PB no período de 2012, dando apoio às cooperativas de  mineradores dos municípios de  Picuí e Frei Martinho, diagnosticando problemas apresentando sugestões e buscando alternavas para os gargalos identificados.

Ao concluir o estagio continuou  realizando pesquisas, juntamente com o professor Francisco Souza, apresentando  trabalhos e proferindo palestras pelo Brasil,  sobre a situação atual da atividade mineral da região,destacando as ações e trabalhos desenvolvidos, além de apresentar algumas recomendações diante dos diagnósticos.

 Segundo ele dentre estas pesquisa identificou  que um grande número de trabalhadores sofre ou conhece pessoas que morreram com silicose, doença pulmonar crônica e incurável, com uma evolução progressiva e irreversível, causada pela inalação minerais que contém quantidade variável de sílica, e que vem afetando mineradores não só no município de Frei Martinho como da região.

“Após constatarmos a problemática juntamente com o professor Francisco Souza  passamos   a entrevistar e aplicar questionários pra identificar e quantificar o número de trabalhados que já tem a doença, e logo em seguida procuramos o prefeito   a secretária de saúde do município de Frei Martinho apresentamos o problema diante do que foi exposto eles abraçaram a causa,  e nos disseram  que  através do Consórcio intermunicipal de saúde via contra partida a mais da prefeitura  tinham contratado   o médico especialista na área  Dr. Fernando Freitas, para atender garimpeiros  do município principalmente no preventivo.”Ressaltou



“ Diante isto procuramos o médico e decidimos realizar um evento para conscientizar os trabalhadores a procurarem o mesmo, pois como trata-se de  uma doença silenciosa que não se manifesta  do dia para a noite, fazerem exames para saberem se tem ou não a doença e aqueles  que já tem buscarem o tratamento, é preocupante  é necessário  que haja a conscientização dos trabalhadores, quanto às medidas de proteção  para  utilização  dos equipamentos principalmente de máscaras  de qualidade e adequadas as exposições,  pois como não existe  tratamento curativo para a silicose, a prevenção assume grande importância.”Disse


Foto: Lucia e Dr.Fernando 
Dia 18 estaremos realizando em Frei Martinho, com o apoio total da prefeitura municipal, através do prefeito constuticional Aido Lira  e da secretaria  de saúde Lucia Cavalcanti, com o apoio da Cooperativa de mineradores do município a COOPERMINERAL,  um encontro para  debater ações de combate e prevenção  a SILICOSE,  reunindo  garimpeiros, estudantes de mineração, e interessados na temática, para discutir ações,  apresentando a doença já que  muitos desconhecem. além de apresentar as  causas e como prevenir –la.

 O  evento acontecerá as 18 horas na biblioteca municipal, contará com a presença do médico Dr. Fernando Freitas, professores do IFPB, UFCG, e da  Universidade de São Paulo –USP.será impostante a presença dos mineradores,  pois será um momento propicio para apresentarmos os trabalhos que estamos realizando, eventos  como estes são de extrema importância pois se trata de saúde, do trabalhador,  que precisam trabalhar com segurança e com qualidade de vida. ” Concluiu.

O referido projeto foi lançado pela secretária de Saúde do município Lúcia Cavalcanti, juntamente  com o médico Dr. Fernando Freitas, (foto) nesta terça –feira dia 09, no centro de Convenções Ulysses Guimarães, no XXIX Congresso Nacional de Secretárias Municipais de Saúde na cidade de Brasilia-DF no estande di COSEMS-PB, que contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado da Paraíba e outros secretários municipais.




,

Comentários