IFPB – PICUÍ: Reunião discutiu fortalecimento para o setor mineral na cidade de Frei Martinho



Aconteceu nesta quinta-feira, 29/08, reunião no IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí para tratar sobre a implantação das ações  em Saúde voltada para trabalhadores do setor mineral e fortalecimento do projeto “Garimpo Bom” no município de Frei Martinho.

Estiveram presentes a Diretora Geral do IFPB – Picuí Verônica Lacerda Arnaud, Prefeito da cidade de Frei Martinho - PB Aguifaildo Lira, Secretaria de Saúde do Município de Frei Martinho Lucya Cavalcanty, Diretora de Ensino do Campus Picuí Graça Negreiros, além dos representantes do CEREST- PB – Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador Celeida Maria Barros de França e Anna Karla Souto Maior, técnica do CEREST – Campina Grande. 


Junto a eles, os professores Tiago Costa e o geólogo Francisco Souza, ambos do curso de mineração IFPB - Picuí e o técnico em mineração, Antônio de Pádua Sobrinho.

A proposta do CEREST junto com a Prefeitura de Frei Martinho é a realização de um seminário voltado especificamente para o trabalhador do garimpo que será desenvolvido em três eixos: Assistência ao garimpeiro, saúde do minerador e vigilância no garimpo. Sendo assim, o IFPB – Campus Picuí estará dando sua contribuição para o trabalhador do garimpo tendo em vista que o curso de Técnico em Mineração é oferecido na instituição de ensino.


Veronica Lacerda e Aido Lira
 
Verônica Arnaud destacou a importância no compromisso junto as Prefeituras da Região. “É de nosso interesse ajudar as Prefeituras da região em fortalecer o setor mineral devido ao curso que oferecemos em nosso Campus e a maior atividade extrativista presente na região. Compromisso é tudo para nós e os gestores municipais. Qualquer gestor que nos procure, estaremos dispostos a ajudar, pois essa é a linha o IFPB, contribuir para o crescimento e desenvolvimento da nossa região, estamos aqui para isso e sempre podem contar conosco”, finalizou.

Durante a reunião, Celeida Barros, apresentou a politica nacional de saúde do trabalhador – PNST, que tem por finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observado nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde – Federal Estadual e Municipal, para o desenvolvimento das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador.

Foram apresentadas também as ações futuras do  município  de Frei Martinho, que será  fazer um levantamento do perfil Epidemiológico  e produtivo do município, Identificar a população exposta à poeira em decorrência da Mineração e quem são esses trabalhadores, levantando o número de  cooperativas e sindicatos de Mineração do município; a capacidade da rede do SUS instalada no município e definir o fluxo. 

O CEREST - PB destacou suas competências que é  oferecer suporte técnico, educação permanente e articular as ações de setor como: oficinas  em saúde do trabalhador para atenção primária em saúde, oficinas  em saúde do trabalhador para agente  comunitário de saúde, protocolos de complexidade diferenciada sobre pneumoconioses tendo como público-alvo Médicos do trabalho, pneumologistas, Saúde da Família e clínicos gerais. Assim como curso de leitura radiológica  e oficinas sobre codificação da ficha de notificação e investigação de Pneumoconioses. (SILICOSE)

Ao finalizar a reunião, foi marcado um novo encontro na cidade de Campina Grande onde serão definidas as datas para o seminário, programação e organização do evento. O Campus de Picuí poderá ser a sede do evento.



Janderye Macedo – Secretaria da Direção Geral IFPB – Picuí
Contribuição: Antônio de Pádua Sobrinho


Comentários