Estudantes da rede estadual têm aula de campo sobre mineração

Os alunos do curso de mineração da Escola de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, tiveram uma aula de campo sobre a extração de minérios no interior da Paraíba. A aula foi realiza em minas de extração do quartzito, e os estudantes estiveram acompanhados do coordenador do curso, Aderivaldo Nóbrega, e dos professores Antônio de Pádua Sobrinho e César Lira.


Os estudantes puderam ver na prática como é realizada a extração de uma rocha, depois acompanharam uma planta piloto de fabricação de argamassa utilizando o rejeito de quartzito e, por fim, o trabalho de serrarias, local onde se agrega o valor das rochas que são extraídas e comercializadas no município”, explicou o professor Antônio de Pádua.



As visitas fazem parte das atividades curriculares dos alunos que já tiveram a oportunidade de visitar a mina de Brejuí, localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. “Saímos da teoria à prática oportunizando aos alunos conhecerem o subsolo de uma mina de scheelita, além de observarem atividades de extração, beneficiamento, tratamento dos minerais e visita ao Museu da Mineralogia”, disse o professor.


Para o coordenador do curso de Mineração, Aderivaldo Nóbrega, as visitas são importantes para que os alunos entrem no mercado de trabalho preparados. “Eles precisam conhecer como é a realizada da atividade mineradora e estes estudos unem o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática. Além disso, estamos formando essa turma no fim deste ano e estas visitas às empresas e garimpos da região trazem ganhos significativos na qualificação profissional deles”, pontuou.

SECOM-PB

Comentários