PICUÍ-PB : ESTUDANTES DA UFPB, TIVERAM AULA DE CAMPO EM GARIMPOS DO MUNICÍPIO.


Estudantes  do curso de geografia e membros do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT-PB), da Universidade Federal da Paraíba-UFPB, coordenado pela professora . Drª. María Franco García , estiveram  neste  domingo, dia 08  de setembro de 2013, em  Picuí, para realizarem  uma aula de campo nos garimpos localizados no município, tendo como objetivo conhecer e analisar o universo da mineração, desta região e compreender  as diferentes formas de organização do trabalho entre os garimpeiros, a forma de extração, comercialização dos minerais e  o grau de degradação ambiental decorrentes da atividade.




       Os alunos  foram recepcionados pelo professor, pesquisador e técnico em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, que proferiu uma palestra, relatando um pouco do   histórico da atividade mineral do município e  da região, destacando a situação atual , dando enfoque as questões sociais e ambientais, ações  e trabalhos desenvolvidas em prol do desenvolvimento mineral  desta região, onde os estudantes puderam compreender  as diferentes formas de organização do trabalho dos garimpeiros.



Na ocasião o professor falou do projeto garimpo bom mineração responsável, idealizado por ele e pelo professor Francisco Souza-IFPB, em parceria com a prefeitura municipal de Frei Martinho Paraíba. que tem como objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral do município de Frei Martinho, abrangendo também  a região do Curimataú e Seridó  Paraibano. 


Em seguida os estudantes visitaram um garimpo, onde puderam ver  na pratica o que foi apresentando na palestra, conheceram   um pouco da geologia local,  os principais minerais extraídos a forma de extração,  compreendendo um pouco do universo da mineração do município. 





“Estas visitas são de extrema importância  para  nossa cidade ,  debatemos, trocamos experiências,   e no final discutirmos  a possibilidade de desenvolvermos projetos  para contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor mineral de  nosso município, tendo em vista o grande potencial mineral da região . “Disse Antonio de Pádua Sobrinho 


Comentários

  1. Sou um dos estudantes que estava presente na palestra e adorei , muito bem elaborada e transmitida , foi um prazer estar presente .
    Ass: Jonas Santos

    ResponderExcluir

Postar um comentário