PICUÍ-PB : PROFº E TÉC. EM MINERAÇÃO REPRESENTARÁ SETOR MINERAL DA REGIÃO EM CONGRESSO INTERNACIONAL.

Foto: Antonio de Pádua Sobrinho 
   O professor E  técnico em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho(Foto), juntamente com o professor do IFPB – e geólogo, Francisco de Assis Souza,estarão representando o setor mineral do município de Picuí e região, em Goiânia-GO, durante o   XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e internacional de tratamento de minérios o  VIII Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology.


 O evento será um acontecimento de grande importância para o setor mineral Brasileiro e para a Universidade Federal de Goiás, campus Catalão e curso de Engenharia de Minas devido à projeção que os mesmos terão no cenário minerário nacional, bem como para o estado de Goiás. Acontecerá entre os dia 20 e 24 de outubro  no Centro de Eventos da UFG, será composto por um grande fórum de debates, buscando apresentar de forma privilegiada uma maior divulgação da atividade mineral e metalúrgica do País  reunindo  profissionais de todo hemisfério sul, em especial Brasil, Chile, Peru, Equador, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia, China e Japão.

   Os professores irão apresentar os trabalhos intitulados “Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Mineração na Paraíba.” e “O cooperativismo mineral como Propulsor da Atividade Garimpeira nos Pegmatitos de Picuí-PB.”

 Os professores já publicaram  alguns artigos, dentre eles ‘Granito Pegmatito da Pedreira Saco da Serra, Potencialidades de aproveitamento econômico dos rejeitos como agente mitigador de impactos ambientais. –Picuí-PB, apresentado no VIII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (VII SRONE), realizado na cidade de Campina Grande – PB, no período de 6 a 9 de novembro de 2012 e o trabalho intitulado  “Problemas Sócio -ambientais gerados por lixão mineral no município de Picuí-PB,.” apresentado no 2º Encontro de Ecologia da Paraíba Eneco, realizado na cidade Rito Tinto Paraíba, em  maio deste ano.


Adicionar legenda
Para Antonio de Pádua Sobrinho,  a participação  nestes eventos são  importantes.  pois além de estarem  divulgando  os trabalhos desenvolvidos, adquirem  e compartilham experiências  que  podem ser aplicadas na região.  

“Nosso objetivo é este fazer estes diagnósticos, desenvolver trabalhos e ir atrás de soluções para melhorar o setor mineral do estado em especial de nossa região , recentemente criamos o projeto “Garimpo Bom, mineração responsável, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da região levando em consideração também  as questões ambientais dos garimpos”. Disse 

“Já realizamos várias ações na região, apresentamos este projeto ao secretário de saúde do estado da Paraíba,  em seguinda ao  Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/CG,o qual já estamos firmando parceiras, realizamos uma reunião no IFPB reunindo  professores do curso de mineração da instiuição  e equipe do Cerest,  ao finalizar a reunião,  marcamos  um novo encontro na cidade de Campina Grande onde serão definidas as datas para um seminário, onde serão discutido  a implantação de  ações  em Saúde voltada para trabalhadores do setor mineral da região.” Concluiu

Comentários