ATIVIDADE MINERADORA DA PARAÍBA SERÁ DESTAQUE INTERNACIONAL

Foto: Antonio David
Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Mineração na Paraíba” e o “Cooperativismo mineral como propulsor da atividade garimpeira nos pegmatitos de Picuí”. Estes serão os trabalhos apresentados por dois técnicos paraibanos de mineração durante o XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e internacional de tratamento de minérios, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia.



O congresso acontecerá no período de 20 à 24 de outubro, simultaneamente à realização do VIII Metalurgia Extrativa e o VIII Encontro de Tecnologia Mineral do Hemisfério Sul. Os representantes da Paraíba, o professor e técnico em mineração, Antônio de Pádua Sobrinho, e o geólogo do IFPB, Francisco de Assis, além de apresentarem os trabalhos irão participar de debates com outros profissionais do Brasil e de outros países como o Chile, Peru, Equador, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Índia, China e Japão.



“A participação nestes eventos são importantes porque, além divulgar os trabalhos desenvolvidos, adquirimos e compartilhamos experiências que podem ser aplicadas em outras regiões. Nosso objetivo é desenvolver trabalhos e ir atrás de soluções para melhorar o setor mineral em especial da nossa região”, declarou o professor e técnico em mineração, Antônio de Pádua Sobrinho


O pesquisador dos recursos minerais na região do Curimataú e Seridó Paraibanos, informou ainda que recentemente foi criado o projeto ‘Garimpo Bom, mineração responsável’, que tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócio-econômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos.

“Já realizamos várias ações na região, apresentamos este projeto ao secretário de Saúde do Estado e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador, o qual já estamos firmando parceiras para discutir a implantação de ações em saúde voltadas para trabalhadores do setor mineral da região”, concluiu.

Comentários