PICUÍ-PB- TERRA DA CARNE DE SOL, TAMBÉM É RICA EM MINÉRIOS.

A cidade de Picuí, localizada a aproximadamente 250 km da capital do estado, além de ser a terra da carne de sol, também possui uma grande geodiversidade associada à produção mineral, com  uma  beleza exuberante do relevo, formado por rochas esculpidas pelo intemperismo, que  tornar-se uma das atrações turísticas consideradas uma das  mais apreciadas do Seridó Paraibano, com o topo povoado pela vegetação de caatinga, propício para o descanso do turista enquanto observa os vales  e elevações da região.

       Em entrevista cedia a este portal  o professor e técnico e mineração Antonio de Pádua Sobrinho  disse que o município de Picuí  encontra-se inserido na Província Pegmatítica Borborema, apresentando grande diversidade geológica.  Onde a atividade mineral extrativa dos pegmatitos, rocha magmática de granulação muito grosseira, fonte de numerosos minerais valiosos, como quartzo, feldspato, berilo, moscovita, columbita, granadas,  tantalita, turmalinas, água-marinha, etc.  Merece destaque e faz parte da história econômica da região constando de dezenas de garimpos lavrados desde o início do século XX, despertando grande interesse por parte dos americanos à época da segunda Guerra Mundial, pela riqueza em minerais estratégicos para a produção de armamentos bélicos.

Para o professor durante o festival  da carne de sol,  que será realizado nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2013, os turistas além  de saborear a melhor carne de sol do Nordeste, terão  a oportunidade de obter informações geológicas sobre os corpos pegmatíticos,  comercio e artesanato mineral de gemas que compõem um tipo de turismo cultural com cunho econômico, além  de conhecerem o conjunto  geológico e geográfico que formam  esta região, que  obviamente despertará o interesse dos visitantes. “Os fatores geológicos, históricos e socioeconômicos envolvidos representam um conjunto de características que podem ser oferecidas como atrativo  turístico para os visitantes, explorando o potencial já existente.” Frisou




Comentários