SANTA LUZIA PB: ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL TÊM AULA DE CAMPO SOBRE MINERAÇÃO EM VARZEA-PB

Os alunos do curso de mineração da Escola de Ensino Médio Inovador Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, tiveram uma aula de campo sobre a extração de minérios no interior da Paraíba. A aula foi realiza em minas de extração do quartzito, e os estudantes estiveram acompanhados do coordenador do curso, Aderivaldo Nóbrega, e dos professores Antônio de Pádua Sobrinho e César Lira.


Os estudantes puderam ver na prática como é realizada a extração de uma rocha, depois acompanharam uma planta piloto de fabricação de argamassa utilizando o rejeito de quartzito e, por fim, o trabalho de serrarias, local onde se agrega o valor das rochas que são extraídas e comercializadas no município”, explicou o professor Antônio de Pádua.

As visitas fazem parte das atividades curriculares dos alunos que já tiveram a oportunidade de visitar a mina de Brejuí, localizada no município de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. “Saímos da teoria à prática oportunizando aos alunos conhecerem o subsolo de uma mina de scheelita, além de observarem atividades de extração, beneficiamento, tratamento dos minerais e visita ao Museu da Mineralogia”, disse o professor.

Para o coordenador do curso de Mineração, Aderivaldo Nóbrega, as visitas são importantes para que os alunos entrem no mercado de trabalho preparados. “Eles precisam conhecer como é a realizada da atividade mineradora e estes estudos unem o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática. Além disso, estamos formando essa turma no fim deste ano e estas visitas às empresas e garimpos da região trazem ganhos significativos na qualificação profissional deles”, pontuou.


Comentários