SANTA LUZIA –PB: ESTUDANTES DO CURSO DE MINERAÇÃO TÊM AULA DE CAMPO EM MINA NO RN

Professores do Curso Técnico em Mineração, da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador “Padre Jerônimo Lauwen”, do município de Santa Luzia, ministraram uma aula de campo para os alunos na Mina de Brejuí, localizada em Currais Novos, no Rio Grande do Norte, considerada a maior mina de scheelita da América do Sul.

A visita ao local integrou o cronograma de atividades curricular das disciplinas de Tratamento de Minérios I e II e Planejamento e Operação de Lavra e Geologia. Trinta e cinco alunos puderam acompanhar, de maneira prática, uma aula no subsolo da mina de scheelita, observar as atividades desempenhadas na empresa referentes à extração, beneficiamento e tratamento dos minerais, além de visitarem o Museu da Minerologia.


Para o coordenador de estágio e professor de Sociologia, Aderivaldo Nóbrega, esse tipo de atividade estimula o aluno para aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Eles conseguem ter contato direto com os profissionais que já atuam na área e trocam experiências, o que ajudará nos caminhos que vão seguir após a conclusão do curso. Até o final do ano estamos trabalhando com um calendário de visitas em outras minas”, destacou o coordenador.



O professor de Tratamento de Minérios I e II e pesquisador de minérios no Curimataú, Antônio de Pádua, destacou a importância da prática dessas atividades na qual os alunos puderam acompanhar desde o momento da extração até o beneficiamento dos minerais extraídos. “Estamos formando uma turma no fim do ano e é a partir dessas aulas que os alunos conhecem e compreendem melhor a profissão, trazendo ganhos significativos na qualificação profissional deles que, em breve, serão inseridos no mercado de trabalho”, disse.
Na ocasião, os estudantes também estiveram acompanhados dos professores Jônatas Oliveira e César Lira. O Curso Técnico em Mineração, da EscolaEscola Estadual de Ensino Médio Inovador “Padre Jerônimo Lauwen” possui atualmente cerca de 120 alunos.


Comentários