Estudantes do curso de Curso de Técnico de Mineração de Santa Luzia, têm aula campo em minas do Seridó

  
 Atualmente os estudantes do curso  do curso de Técnico em Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen de Santa Luzia,  vem percorrendo as cidades mineradoras da Paraiba, com o objetivo de entender  a realidade do setor mineral  da região e estado.



 Nesta quarta-feira dia 06 de novembro de 2013, a turma do 1º ano do curso,  tiveram aula de campo na Mina do porção  na  cidade de Várzea PB  localizada no Seridó Paraibano. Sob a orientação dos professores Antônio  de Pádua Sobrinho, Dayse Oliveira, Jalles Santos e José Aderivaldo,  que foram recepcionados pelo gerente da Cooperativa de Várzea e Vereador Carlos Henrique,  na ocasião os alunos conheceram um pouco da história mineral do município   acompanharam o processo de extração da rocha, observasaram  o cotidiano dos trabalhadores, em seguida visitaram as serrarias, onde viram como é realizado o   trabalho que gera  emprego e renda para a população local.



Para os professores,  os alunos  precisam conhecer  de perto como são realizados os trabalhos e a situação da mineração no estado e região na qual estão inseridos, e para isso, o estudo de campo é fundamental.

  "Durante a visita os alunos  observaram  na prática, aquilo que  estão aprendendo  nas disciplinas de geologia, segurança no trabalho, mineralogia e serviços e equipamentos da mineração,  unido conhecimento teorico com o prático, já   realizamos diversas visitas com  os estudantes do 2º e 3º do curso em minas no Junco do Seridó, Várzea,  Santa Luzia, além de minas no Rio Grande do Norte, e agora estamos iniciando com os alunos do 1º .  que  após a atividade  irão  elaborar relatórios que serão discutidos em sala de aula  para consolidar a formação do aluno”Destacaram


     Segundo Pádua além das visitas de campo  os alunos  estão produzindo um catálogo digital de  rochas e minerais  encontrados no município e região, que estão sendo fotografadas, com auxilio de câmeras digitais e celulares.

 As atividades acontecem nas aulas de informática do professor Jaian Tales,  na ocasião os alunos estão unindo conhecimento teórico com o prático, onde além das fotos  classificam e  descrevem as características e   utilidade de cada minério.

A Escola Padre Jerônimo Lauwen tem três turmas do curso de Técnico de Nível Médio em Mineração. Em 2013 a escola vai formar a sua primeira turma de técnicos.


Comentários