PICUÍ MUNICÍPIO RICO EM BENS MINERAIS E POBRE EM ESTRATÉGIAS

     
 O município de Picuí fica localizado no Seridó Oriental Paraibano. Dista aproximadamente 250 km da capital João Pessoa, destaca-se pelo seu elevado potencial exploratório de bens minerais, essencialmente pegmatitos,formado por  inúmeros maciços rochosos intrusivos nos micaxistos da formação Seridó,  além de granitos e argilominerais.  

   Por estar localizada em região com características geológicas de grande potencial mineral, Picuí sempre teve a mineração como uma das suas principais atividades, essa atividade primária, mesmo não agregando valor ao produto, sem dúvida trouxe grandes benefícios para o desenvolvimento local, com o surgimento de empregos diretos e indiretos, elevação do consumo, dos impostos, entre outros.


Embora a forma de extração desses minerais é, na maioria das vezes, feita de forma rudimentar, através dos garimpos e pedreiras, sendo a única opção para os mineradores, em decorrência da falta de capital para investimentos em tecnologia de lavra e segurança individual dos mesmos.

Os estudos prévios realizados nas mineralizações do município de Picuí identificaram três principais tipos de jazidas: pegmatitos, granitos e argilominerais, essenciais para o desenvolvimento sócioeconômico do município  sendo fonte de renda para  centenas de famílias que sobrevivem da extração e venda do minério. porém  a atividade é carente de recursos, realizada sem  planejamento  exploratório, tecnológico e ambiental, venda da produção mineral na forma bruta e sem agregação de valor monetário, atuam como gargalo para o desenvolvimento da pequena mineração, é preciso que sejam tomadas algumas medidas preventivas e mitigadoras, que  devem ser adotadas como forma de melhorias na qualidade socioeconômica do garimpeiro e do meio ambiente.


 Antônio de Pádua Sobrinho -Técnico em Mineração

Comentários