PICUÍ MUNICÍPIO DESTACA-SE COMO UM DOS MAIORES CENTROS DE EXTRAÇÃO DE MINÉRIOS DA REGIÃO. Por Antonio de Pádua Sobrinho

O município de Picuí localizado no interior do estado da Paraíba, a aproximadamente 250 km da capital João Pessoa, conhecido nacionalmente como a capital da carne de sol,  também é rico em minérios. O município encontra-se inserido na Província Pegmatítica Borborema, apresentando grande diversidade geológica associada à produção mineral, suas riquezas minerais, ganham o mundo servindo como matéria prima de diversos produtos,  destacando -se  como  um dos maiores  centros de extração de minérios da região.Merece destaque a atividade extrativa dos pegmatitos, despertando grande interesse por parte dos americanos à época da segunda Guerra Mundial, pela riqueza em minerais estratégicos para a produção de armamentos bélicos.

A beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc, trazem informações  geológicas sobre estes corpos pegmatíticos, lavrados desde o início do século XX.   Estas riquezas além de atrair empresas de extração  interessadas em obter matéria prima em abundância, tem servindo como atrativo turístico para o município, revelando um  elevado potencial geoturístico da região, com ênfase ao comércio do artesanato mineral e gemas, além da compreensão do processo  de extração e comercialização dos minérios.


Além das minas o turista poderá visitar também algumas obras do município como a praça do garimpeiro “Severino Pereira Gomes”, ex Prefeito do município, garimpeiro e comprador  de minérios da região.  ilustrada com um painel que  retrata  a figura do garimpeiro em seu ambiente de trabalho,afloramento rochoso como  a estátua  de Felipe Tiago Gomes. Além do relógio de pedras  que sem dúvida é mais um cartão postal da cidade, sendo este de grande importância, pois destaca as riquezas minerais do município  construído de granito bordô rocha extraída e. transformada como  produto final em grandes centros, que constituem o grande mercado consumidor. 


Antonio de Pádua Sobrinho-Técnico em mineração - Picuí-PB

Comentários