FREI MARTINHO-PB: Agente Administrativo da Prefeitura representou o município no I FÓRUM DE ÁGUA E SAÚDE AMBIENTAL DA PARAÍBA.

O servidor Igor Rafael Agente Administrativo da Prefeitura de Frei Martinho Paraíba representou o   município, entre os dias 17 e 18 de Março de 2014,  no I FÓRUM DE ÁGUA E SAÚDE AMBIENTAL DA PARAÍBA,  realizado em João Pessoa no auditório da Funasa.



O evento foi  direcionado aos gestores municipais, pesquisadores, estudantes universitários e servidores públicos com atribuições relacionadas à água e a saúde ambiental. O evento foi aberto pela superintendente da Funasa, Ana Claudia Oliveira Vital, e contou com a participação da chefa do Serviço de Saúde Ambiental, Francisca Heloísa. Além da  participação de técnicos da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB) e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).


O fórum teve como objetivo discutir assuntos relativos à quantidade e qualidade d’água, e também foram abordadas temáticas sobre a saúde ambiental, contou com   diversas palestras  voltadas para o seguintes temas: Saneamento Básico; Água Subterrânea e Meio Ambiente: aspectos quantitativos e qualitativos da preservação; Água Superficial: efeitos relacionados às cianobactérias; Abastecimento de água no semiárido; Qualidade da água de chuva; Controle da Qualidade da Água destinado ao consumo humano; Gestão de conflitos e participação social na proteção dos recursos hídricos e Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB).

Igor Rafael está concluindo o curso de agroecologia pelo IFPB  campus Picuí, e recentemente participou  juntos com outros alunos do IFPB, da  construção da primeira barragem subterrânea no Sítio Catolé Município de Baraúna-PB, colocando em prática o conhecimento adquirido na Universidade.  


Segundo Igor Rafael em contato com a equipe do  portal Click Picuí, foi muito  importante  sua participação  e que   barragem subterrânea foi uma das alternativas que teve destaque no fórum.

“A barragem subterrânea é alternativa bastante viável para o nosso Semiárido, possibilitando a retenção de água do subsolo favorecendo as práticas da agricultura contribuindo assim para diminuir os efeitos  causados pela estiagem, precisamos construir mais em nossa região, e expandir esta experiência para outros municípios." Disse
.

Francisco Araújo


Comentários