PICUÍ- TÉC EM MINERAÇÃO CRIA PROJETO VISANDO MELHORIAS PARA OS MINERADORES DA REGIÃO

O técnico em mineração Antônio de Pádua Sobrinho, além de divulgar  a mineração do município de Picuí e região,  através do blog  Setor Mineral em Foco, e  de palestras sobre o momento atual da atividade mineral da região.  criou o projeto garimpo bom mineração responsável.

Em contanto  com a equipe do blog  Picuí-In foco, Pádua destacou a  criação do projeto   idealizado  por ele  e pelo professor Francisco Souza do IFPB-Campus Picuí , juntamente com Lucya Cavalcanti  e o fisioterapeuta Fernando Freitas. O projeto  tem por objetivo realizar um levantamento global das condições sócioeconômicas, de segurança e saúde do pequeno minerador que atua no extrativismo mineral da Paraíba, levando em consideração também as questões ambientais dos garimpos

“A primeira etapa do projeto foi desenvolvida através de entrevistas e aplicações de questionários com mineradores  a cerca da problemática,  e  de  ações na região, dentre elas  realizamos o 1º Encontro de Debate a silicose realizado em parceria com a secretaria de saúde de Frei Martinho Paraíba, reunindo garimpeiros,  instituições e órgãos do setor, além de apresentar  o projeto ao secretário de Saúde do Estado e ao Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador.-CEREST.” Disse Pádua

 “Nesta segunda etapa que devemos iniciar  ainda estes dias  pretendemos  realizar   um seminário voltado especificamente para o trabalhador do garimpo  que abordará os seguintes fatores:  Assistência  e saúde do minerador e vigilância e questões ambientais."Concluiu.


  Pádua já   escreveu, publicou e apresentou   alguns artigos  em congressos pelo Brasil a fora elevando o nome de nossa região , dentre eles ‘Granito Pegmatito da Pedreira Saco da Serra, Potencialidades de aproveitamento econômico dos rejeitos como agente mitigador de impactos ambientais. –Picuí-PB, apresentado no VIII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (VII SRONE), realizado na cidade de Campina Grande – PB,e os artigos “Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Mineração na Paraíba e “O cooperativismo mineral como Propulsor da Atividade Garimpeira nos Pegmatitos de Picuí-PB’. Apresentado no XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e VIII Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology, eventos que acontecerão em Goiânia-GO no fim do ano passado.



Fonte: Picuí-In foco

Comentários