SUSTENTABILIDADE: A FESTA DO MINÉRIO EM PICUÍ.

O município de Picuí poderá ganhar mais um evento no calendário cultural. Festa do Minério, se o prefeito Acácio acatar a ideia do técnico em mineração Antonio de Pádua Sobrinho e Fabiana Agra. A proposta ganhou adeptos nas redes sociais, na “Festa do Minério” a beleza dos recursos minerais  e do povo do curimataú e seridó vale ouro.


Segundo Antonio de Pádua Sobrinho a proposta não é apenas de festas, baladas e shows o evento atrairia um turismo diferenciado o “geoturista” através de exposições dos recursos minerais,   apreciando  a beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc.  entendendo   um pouco do comércio do artesanato mineral e gemas, compreendendo o processo  de extração e comercialização dos minérios, que  até hoje tem um peso marcante na economia interna e no desenvolvimento socioeconômico da população local.   Além dos “Sítios arqueológicos, ricos em arte rupestre, que  retratam a rica cultura dos antepassados que  também são atrativos geoturísticos da região.", acrescenta Pádua



Picui ainda se destaca na química ( segredo) do Picolé Caseiro que ganhou principalmente  a capital paraibana e potiguar  com destaque de empresários bem sucedidos na atividade que também  gera emprego e renda. A fama da capital da carne de sol do Brasil entrou no cardápio (cultural) e a festa é bastante apreciada.

A mineração um motivo real, um marco para credenciar o mandato do atual prefeito e ficar na história ao criar o evento “Festa do Minério” ,assim como Ronaldo Cunha Lima criou o maior São João do Mundo, para tanto é preciso ser visionário! Como os versos do picuiense, Antônio Henriques Neto “Cava túneis colossais Dinamitando cristais Sem de luz ter um lampejo Neste Picuí sertanejo Celeiro dos Minerais”

A contrapartida do evento poderia colocar em evidencia a necessidade de maior atenção à saúde do trabalhador no garimpo, o governo do estado tem feito parcerias com associações da atividade mineradora da região com novos equipamentos e máquinas, porém projetos como o de Antonio de Pádua “Garimpo Bom Mineração Responsável” entre outros estudos que tem como objetivo  reduzir os riscos de acidentes e doenças como a silicose que afetam os garimpeiros precisam ser divulgados e colocados em prática.


O  evento  chamaria  a atenção dos envolvidos para a importância do setor mineral, os problemas inerentes aos garimpos e como resolvê-los,  além de  homenagear os garimpeiros que fizeram e fazem parte desta atividade   desenvolvida  a mais de 60 anos  no município e região,  onde eles teriam a oportunidade de expor seus conhecimentos participarem de debates, promovendo uma interação e troca de conhecimentos entre os participantes.


Abordando temas relacionados à história do garimpo no município, à situação atual da pequena mineração, a situação da mulher garimpeira, problemas de segurança e saúde laboral (com ênfase para a silicose), degradação ambiental, discussão sobre o artesanato mineral como fonte de renda para a mulher do garimpeiro, culminando com a distribuição de brindes, seria um momento muito importante  para o município e para os garimpeiros que terão um dia totalmente voltado para eles. 

A “festa do minério” em Picuí contemplaria demais municípios da região que explora a mesma atividade mineral. Transformar a potencialidade mineradora como crescimento econômico de toda região, seria um passo para valorizar o comercio local com a exportação de resultado com a sustentabilidade longe do homem predador, quiçá a valorização do pequeno minerador ou garimpeiro em meio ao atravessador.

 A historiadora, Fabiana Agra destaca a necessidade do resgate da festa do picolé não o de manga de João Pesssoa, mas o de muitos sabores de Picuí, e não ficar apenas ao saborear a “festa da carne de sol”, mas fazer justiça a maior riqueza da região com a valorização da terra do minério que já tem data comemorativa conforme lei municipal 1.377 de autoria da vereadora Roseli Alves, sancionada pelo executivo em 29 de Abril de 2009 e sancionada pelo prefeito constitucional na época Rubens Germano Costa no mesmo ano.

 Dema Macedo/Antonio de Pádua Sobrinho /

Comentários