TÉC EM MINERAÇÃO DIVULGA SETOR MINERAL DE PICUÍ EM PALESTRAS E BLOG


O técnico em mineração  Antonio de Pádua Sobrinho (Foto),  nascido na cidade de Picuí, se tornou um agente de divulgação do Programa de Mineração do Governo do Estado. Criou o blog Setor Mineral em Foco e percorre a Paraíba e outros estados proferindo palestras sobre o momento atual do desenvolvimento do setor mineral especial do município de Picuí.

Nas palestras o técnico  divulga os projetos e ações que vem desenvolvendo em prol da atividade mineral da região, mostrando os avanços, os resultados e os desafios do setor ele já  proferiu  palestras na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Universidade Federal  da Paraíba(UFPB).Dentre outras instituições.

No mês de junho Pádua juntamente com o geólogo e professor do IFPB campus Picuí Francisco de Assis Souza e o técnico em mineração Paulo Sales  irá  representará a Paraíba, durante o “Shechtman Internactional Symposium on Sustainable Mining, Minerals, Metal and Materials Processing” (Simpósio Internacional Sustentável de Mineração, Minerais, Metal e Tratamento de Materiais), que será realizado de 29 de junho à 4 de julho em Cancún, no México.

No México  os  paraibanos vão apresentar os trabalhos intitulados  : “Mineração e processamento mineral em pegmatitos: exemplo na região do Seridó, Paraíba – Brasil” e “Mineração: um método misto para exploração mineral em pequenos Pegmatitos na Província Borborema, na Paraíba”.Destacando a pequena mineração de Picuí..O congresso é organizado por um comitê internacional que abrange seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul, bem como as universidades de todo mundo.

Sobrinho  já estagiou na Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM),  e atualmente desenvolve alguns trabalhos de  pesquisa na região  do Seridó paraibano.O jovem já publicou alguns artigos, dentre eles ‘Granito Pegmatito da Pedreira Saco da Serra, Potencialidades de aproveitamento econômico dos rejeitos como agente mitigador de impactos ambientais. –Picuí-PB, apresentado no VIII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (VII SRONE), realizado na cidade de Campina Grande – PB, no período de novembro de 2012 e  os trabalhos intitulados ‘Os desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Pequena Mineração na Paraíba e “O cooperativismo mineral como Propulsor da Atividade Garimpeira nos Pegmatitos de Picuí-PB’. no XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e VIII Metalurgia Extrativa e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology,  apresentados  em Goiânia-GO ano passado .além de outros trabalhos e participações em eventos sempre elevando e divulgando o potencial  de Picuí  e região.

" Estes trabalhos além de divulgarem o potencial mineral de  nossa região, contribuem para   chamarmos  a atenção das autoridades e dos órgãos de fomento para a importância de se valorizar esta atividade que é tão importante ,principalmente a pequena mineração de nossa região  onde centenas de famílias sobrevivem da extração mineral.” Destacou Pádua

Comentários