PICUÍ-PB: TÉCNICOS EM MINERAÇÃO PROFERIRAM PALESTRA PARA ESTUDANTES DA UEPB SOBRE A ATIVIDADE MINERAL DA REGIÃO.



Estudantes do curso de biologia da  Universidade Estadual da Paraíba(UEPB) acompanhados pelo Prof. Ms. Saulo Roberto de Oliveira Vital   do - Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas Campus V da UEPB. ), estiveram durante os dias 26 e 27 de julho de 2014,visitando os municípios de Picuí e Pedra Lavrada .O objetivo da visita foi  conhecer  a geologia local  e um pouco do universo da mineração desta região.



Os estudantes foram recepcionados pelos técnicos em mineração Antonio de Pádua Sobrinho e Paulo Sales, na ocasião os  mesmo proferiram palestras e  ministraram aulas de campo para os estudantes nos pegmatitos de Pedra Lavrada e Picuí destacando o  potencial geológico e o  patrimônio geológico da região do Seridó Paraibano em especial dos  município de Picuí  e Pedra Lavrada.



Em sua palestra Pádua fez um breve histórico da atividade mineral na região do Seridó Paraibano, situação atual e avanços do setor,  destacando a geologia local,  principais minerais extraídos, forma de extração da região,  com ênfase ao comércio do artesanato mineral e gemas.além de destacar os trabalhos e ações que eles vem desenvolvendo em prol da pequena mineração desta região juntamente com o geólogo e professor do IFPB-Campus Picuí, Francisco de Assis Souza.





Já Paulo Sales faz uma abordagem sobre o  patrimônio geológico do município de Picuí e região  destacando   a beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc.  Além de destacar os     sítios arqueológicos, ricos em arte rupestre, que  retratam a rica cultura dos antepassados . Logo após as palestras os estudantes  visitaram alguns garimpos e pedreiras  nos municípios de Picuí e Pedra Lavrada, além do sitio arqueológico Cachoeira do Pedro localizado no município de Picuí,    onde puderam observar em In loco   tudo que foi apresentado pelos técnicos.

Comentários