PICUÍ-PB: ESTUDANTES TEM AULA DE MINERAÇÃO EM GARIMPOS DO MUNICÍPIO

Neste sábado dia 09 de agosto de 2014, estudantes do curso de biologia da Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA-   da cidade de Campina Grande, acompanhados pelo professor Tibério Mendonça, tiveram uma aula de geologia nos garimpos do  munícipio de Picuí, localizado no Seridó Oriental Paraibano.


O professor e os estudantes foram recepcionados pelos técnicos em mineração Antônio de Pádua Sobrinho e Paulo Sales, que levaram os mesmos  a alguns garimpos da região, na ocasião os técnicos fizeram um breve histórico da atividade mineral do município de Picuí , passaram informações geológicas sobre os corpos pegmatíticos, destacaram a beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, moscovita, berilo, tantalita, etc. Além de explicaram o processo  de extração e comercialização dos minérios, que tem  peso marcante na economia interna e no desenvolvimento socioeconômico da população.



Os estudantes também visitaram o sitio arqueológico cachoeira do Pedro localizado a aproximadamente 5 km do município, onde conheceram a geologia e observaram as artes rupestres nas rochas, que retratam a histórica do antepassados que habitaram a região.

Segundo o  técnico Sobrinho o município  de Picuí apresenta uma  grande diversidade geológica associada à extração mineral principalmente  dos pegmatitos, constando de dezenas de garimpos lavrados desde o início do século XX até os dias atuais.

 “ Precisamos divulgar nossas riquezas minerais, Picuí não é só terra da carne de sol, também somos a terra da MINERAÇÃO, nossa região é consagrada, como um dos maiores polos de extração do estado da Paraíba. Estas visitas são importantes  pois mostra que a nossa cidade está proporcionando o conhecimento através do estudo de campo, isso é muito bom para contribui para a divulgação das nossas riquezas minerais ” Disse

 Já Paulo Sales ressaltou que o estudo de campo é fundamental,  e que os estudantes não poderíamos ter vindo a um município melhor, tendo em vista que Picuí e região  possui uma   grande diversidade geológica. 

Comentários