PICUÍ-PB: MINERAÇÃO FOI DESTAQUE NO 10° DESFILE CÍVICO-ESCOLAR.

Neste domingo dia 07 de setembro de 2014,  a Prefeitura de Picuí, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou, o 10° DESFILE CÍVICO-ESCOLAR, trazendo como tema geral "Brasil, Pátria Amada! Com Educação, podemos construir um país melhor".  O desfile contou com a participação de mais de 11 escolas cada qual com o seu tema. 


Com o tema Potencialidades econômicas do Brasil  a  EMEF Pedro Henriques da Costa,  apresentou um pelotão com o tema extrativismo mineral, destacando as riquezas minerais do município de Picuí e região, onde  os alunos traziam em mãos a bateia utensílio usado na mineração em pequena escala com alguns minerais encontrados  na região.




Segundo o técnico em mineração Antônio de Pádua Sobrinho   a  história do garimpo em Picuí remonta à II Guerra Mundial, quando geólogos da United States Geological Survey exploraram minerais estratégicos dentre eles, Tântalo, Nióbio e Tungstênio  para fabricação de materiais bélicos,  a atividade é muito importante para a região desempenhando importante papel na fixação da população durante a seca, consistindo em grande forma de representatividade econômica na renda regional desde do período da segunda guerra até os dias atuais. 


  Parabenizo  a Escola Pedro Henriques pelo pelotão trabalho muito importante,  oportunizar as crianças e adolescentes sobre o contato com valores relacionados com sua origem. "Afinal Picuí terra da Carne de sol, também é rica em MINÉRIOS.” Disse 

Comentários