PICUÍ-PB: PESQUISADORES VISITAM SACO DO INFERNINHO LOCAL ONDE EXISTE UM SUPOSTO “VULCÃO” NO MUNICÍPIO

    Esta semana os técnicos em mineração e pesquisadores Antônio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales e Anselmo Araújo, estiveram visitando o edifício vulcânico Saco do Inferninho localizado no município de Picuí.   No local ocorreu  um grande derramamento de  rochas vulcânicas (basaltos)  por este  fato  algumas pessoas caracterizam esse local como um vulcão.






  Segundo os pesquisadores o município   de Picuí destaca-se por  apresentar uma  grande diversidade geológica  dentre elas destaca-se o saco do inferninho além do derrame basáltico  o edifício é  formado por  uma montanha de geometria cônica, com o topo povoado pela vegetação de caatinga propício para o geoturismo, onde o visitante pode descansar  enquanto observa os vales e elevações da região.


 “  Porém   ainda  não   podemos   afirmar que o local ( Saco do Inferninho)   trata-se  de um vulcão. Um vulcão tecnicamente falando é uma estrutura geológica por onde extravasa o magma (material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre) e que ao chegar na superfície leva o nome de lava, resfriando quando chega na superfície da Terra. Esse material "petrificado" damos o nome de rocha vulcânica (um tipo de rocha ígnea). Onde o basalto é  o exemplo mais comum. Porém é preciso  destacar  que nem sempre é necessário ter um vulcão para gerar rochas vulcânicas. É um ponto a ser estudado hoje iniciamos  nossa pesquisa no local e em breve estaremos divulgando os resultados para a sociedade sobre a existência ou não de um vulcão no município.” Destacaram. 


Comentários