PICUÍ-PB: PATRIMÔNIO GEOLÓGICO DO MUNICíPIO SERÁ DESTAQUE INTERNACIONAL

Foto:  Francisco Souza, Paulo ,Anselmo e Sobrinho
TRANSFORMATION OF SACO DO INFERNINHO  VOLCANO IN GEOTOURISTIC PARK: EXAMPLE OF TOWN OF PICUÍ AND REGION, PARAIBA STATE, BRAZIL – A PRELIMINARY APPROACH.”  Este foi o trabalho aceito para ser apresentado pelos  pesquisadores os técnicos em mineração Antônio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales, Anselmo Araújo e  pelo geólogo e professor do IFPB Francisco Souza, com colaboração de Nathane Vitória de Lima estudante do reino unido,  no  Workshop "Geoparques em Regiões Vulcânicas: estratégias de desenvolvimento sustentável" que ocorrerá entre os dias 29 de setembro de 2014 e 01 de novembro de 2014, no arquipélago dos Açores em Portugal.


O objetivo do evento é constituir-se como um pólo de discussão entre geoparques europeus e globais localizados em regiões vulcânicas. Pretende-se ainda promover uma discussão sobre estratégias de desenvolvimento socioeconômico local e sustentável e a partilha de boas práticas nas áreas da economia e da Geoconservação (focando o geoturismo), de forma a estimular as empresas e outros agentes locais a promoverem iniciativas e atividades nestes domínios. 


Segundo um dos autores do Trabalho o município de Picuí localiza-se na região do  Seridó oriental paraibano, destacando-se pela sua grande diversidade geológica de grande valor científico e geoturístico, porém desconhecida por muitas pessoas. “ Nossa participação nestes congressos  será muito importante pois estamos divulgando nosso patrimônio geológico para o mundo ,  vale salientar também que  o  desenvolvimento do geoturismo sustentável com preservação ambiental deverá elevar  município de Picuí ao mesmo patamar das outras regiões ”  Destacou

Para mais informações sobre o evento acesse: Site: http://www.azoresgeopark.com/


Os  pesquisadores   também tiveram 3  trabalhos aceitos para serem apresentados no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade – Congestas,2014. O evento acontecerá  entre  os dias 29 e 31 de outubro de 2014  no Centro de Eventos do Hotel Litoral,  na cidade de João Pessoa – PB. Os trabalhos também destacam o município de Picuí e região.

Comentários