Escritora Fabiana Agra lançou livro na noite desse sábado (01) na cidade de Picuí

   A escritora, jornalista e advogada Fabiana Agra lançou neste sábado dia 1º de Novembro na casa de recepções “Flor de Mel” em Picuí o livro  “Picuí do Seridó: Século XX” a obra faz parte da trilogia” Picuí do Seridó” Parte I (1900 – 1950). O primeiro volume – “Picuí do Seridó: dos primórdios até 1930”, lançado em 2011, à autora fez o resgate documentário do lugar como fazendo parte da “Ribeira do Seridó”; seguindo o curso do rio de mesmo nome, a autora contou a história do Seridó Oriental e de parte do Curimataú da Paraíba desde a pré-história, passando pelo massacre dos índios tarairiús, pela concessão das primeiras sesmarias da região, até o nascimento da República e o seu reflexo sobre o município.


 No livro Picuí do Seridó XX a escritora continua a desvendar a história do lugar e, de quebra, relembra acontecimentos que marcaram não somente aquele município, mas a Paraíba, o Brasil e o resto do mundo. É o Barão de Araruna sendo apresentado aos seus conterrâneos; é o herói de guerra Amando Cunha, que salta das páginas do livro com uma baioneta em punho; é a peleja secular das famílias Venânio e Pereira; é a trajetória do deputado Coronel Lordão.


  
O evento reuniu  a classe literária e  amigos da região do Curimataú e Seridó paraibano e do Rio Grande do Norte. Vários intelectuais de natal, joão pessoa, recife, campina grande, Caicó, entre outras localidades vieram  prestigiar   a escritora.

 Durante o lançamento a autora adiantou que   o último livro da série, ainda em fase de conclusão  irá  falar de um Picuí que atravessou a ditadura militar, viveu intensamente os anos 1980, e viu o alvorecer do século XXI.

Fabiana Agra ressaltou  ainda  que suas  obras  é de cunho jornalístico e que a novidade reside na reunião de centenas de eventos históricos que foram interligados ao cotidiano do povo seridoense e curimatauense, conferindo unidade à região do antigo município de Picuí.

.

O evento teve a cobertura da Creative TV, assim como a gravação do primeiro programa 'Sociedade VIP' que será apresentado pelo jornalista Alzenado Macedo. O programa será exibido no próximo dia 05/11 às 20h na Creative TV através do site:  http://www.canalctv.net/


Comentários